Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0382 - Controle Robusto
Robust Control

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Introduzir técnicas de controle avançadas, considerando sistemas reais cujas incertezas são modeladas e incluidas na análise e no projeto dos controladores. Apresentar as propriedades dos sistemas multivariáveis. Mostrar os diagramas dos valores singulares e suas aplicações com controle multivariável. Projetar controladores robustos multivariáveis considerando as técnicas de projeto H-infinito e análise mu.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62834 - Vilma Alves de Oliveira
 
Programa Resumido
Para suavizar o conteúdo matemático, os conceitos de controle robusto são introduzidos com a ajuda de diagramas de blocos e tarefas de simulação são realizadas pelo aluno em aula. Atividades de aula são organizadas com a participação dos alunos para aumentar a interação entre alunos e entre o professor e aluno. O aluno contribui com a aula apresentando soluções dos exercícios propostos relacionados aos tópicos sendo estudados. Para chegar à solução, o aluno recebe orientação do professor ou monitor da disciplina fora da sala de aula. As tarefas a serem desenvolvidas pelo aluno em geral envolve a realização de simulação usando o Matlab/Simulink. Os tópicos cobertos inclui representações das incertezas da planta. Robustez: da estabilidade e do desempenho. Dinâmica do sistema em malha fechada regulador linear quadrático e projeto de controladores H-infinito com análise mu.
 
 
 
Programa
Introdução ao problema de controle. Relações fundamentais de sistemas a malha fechada. Representações das incertezas da planta. Descrição por LFTs. Robustez da estabilidade e do desempenho. Critérios de robustez. Dinâmica do sistema em malha fechada. Regulador linear quadrático. Controladores H-inifinito e H-2.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Aulas de laboratório para realizar simulação e tarefas. ATIVIDADES DISCENTES: Participação em aulas teóricas e de laboratório. Realização de tarefas propostas e projeto em grupo.
Critério
Média ponderada de provas, tarefas de simulação e projeto em grupo.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
CRUZ, J.J. da controle robusto multivariável. EDUSP. 1996. Skogestad, S., Postlethwaite I., Multivariable feedback control: analysis and design, John Wiley & Sons, 2003. Zhou, K., Doyle, J.C., Essentials of robust control. Prentice Hall, 1998. Doyle, J.C., Francis, B.A. and Tannenbaum, A.R. Feedback control theory. Macmilian Publishing Company. 1992. Oliveira, V.A., Tognetti, E. S. Siqueira, D. Robust controllers enhanced with design and implementation processes, IEEE Transactions on Education, Vol. 49, N.3, pp. 370-382, 2006. Vilma A. Oliveira, Manoel L. Aguiar, Jerson B. Vargas, Engenharia de Controe: Fundamentos e Aulas de Laboratório, Elsevier.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0382

Clique para consultar o oferecimento para SEL0382

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP