Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0383 - Sinais e Sistemas em Engenharia Elétrica
Signals and Systems in Electrical Engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Ensinar as técnicas de análise e modelagem de sistemas lineares para aplicação em Engenharia Elétrica/Computação. São Introduzidos os conceitos de sinais e sistemas lineares, os métodos de análise no domínio do tempo e da freqüência, bem como exemplos de aplicações. É feito um paralelo entre sinais e sistemas em tempo contínuo e discreto.
 
 
 
Programa Resumido
Conceitos introdutórios: definições básicas; propriedades dos sistemas contínuos e discretos; sistemas lineares invariantes no tempo (LIT); transformada de Fourier e propriedades; transformada de Laplace; transformada Z; Noções de filtragem; exemplos.
 
 
 
Programa
Conceitos introdutórios: definições: sinais e sistemas contínuos e discretos básicos; propriedades de sistemas contínuos e discretos; sistemas lineares invariantes no tempo (LIT); análise de Fourier: série de Fourier e propriedades; transformada de Fourier e propriedades; aplicação de transformada de Fourier em análise de sinais e sistemas contínuos e discretos; transformada de Laplace: definição, região de convergência, propriedades, transformada inversa, análise e caracterização de sistemas LIT; transformada Z; definição, região de convergência, propriedades, transformada inversa, análise e caracterização de sistemas LIT; noções de filtragem: filtros ideais de frequência seletiva; filtros não ideais, exemplos, família de filtros polinomiais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Critério
2 provas com média maior ou igual a 5,0.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Signals and Systems, 2a. ed., Prentice-Hall, 1996, A.V. Oppenheim, As.S. Wilsky with S.H. Nawab.
Signals and systems, 2nd Edition, 2002, Simon Haykin, Barry Van Veen.
Sinais e Sistemas, Bernard Girod Rudolf Rabenstein Alexander Stenger, 2003, LTC.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0383

Clique para consultar o oferecimento para SEL0383

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP