Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0403 - Eletricidade I
Electricity I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno noções de circuitos elétricos, transformadores e máquinas de indução, bem como familiariza-lo com o uso de equipamentos elétricos e eletrônicos para medida de grandezas elétricas e mecânicas.
 
 
 
Programa Resumido
Fundamentos de eletricidade - leis fundamentais, circuitos RLC, série e paralelo, análise de malhas, teoremas dos circui0tos, fasores, potências ativa, reativa e aparente, correção do fator de potência. Circuitos magnéticos - definição e significado das grandezas magnéticas, perdas por histerese e correntes de Foucault. Transformadores - circuito equivalente, diagrama fasorial, regulação, rendimento.
 
 
 
Programa
Fundamentos de eletricidade - leis fundamentais, circuitos RLC, série e paralelo, análise de malhas, teoremas dos circuitos, fasores, potências ativa, reativa e aparente, correção do fator de potência. Circuitos magnéticos - definição e significado das grandezas magnéticas, perdas por histerese e correntes de Foucault. Transformadores - circuito equivalente, diagrama fasorial, regulação, rendimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, aulas de laboratório.
Critério
Aplicação de 2 provas teóricas com direito a realização de substitutiva para os alunos faltosos em uma delas. A média final será calculada pela média aritmética das duas notas.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
HAYT, W.H., KEMMERLY, J.E.  Análise de circuitos em engenharia. McGraw Hill.  
EDMINISTER, J.A. Circuitos elétricos. McGraw Hill.
E.E. STAFF DEL MIT Circuitos magnéticos y transformadores. Ed. Reverte.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0403

Clique para consultar o oferecimento para SEL0403

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP