Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0410 - Eletricidade e Magnetismo
Electricity and Magnetism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos noções básicas de eletricidade e magnetismo, noções de circuitos elétricos, circuitos magnéticos e transformadores, bem como familiarizá-los com o uso de equipamentos elétricos para medidas de grandezas elétricas.
 
 
 
Programa Resumido
1) Introdução; dados históricos; 2) Carga e Matéria: eletrostática, lei de Coulomb; 3) O Campo Elétrico: lei de Gauss; 4) Diferencia de Potencial e Potencial Elétrico; 5) Corrente e Resistência Elétrica;6) Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos Resistivos (Corrente Contínua):Lei de Ohm, Lei de Kirchhoff, análise nodal; exemplos de análise;7)Teoremas de Rede;8)Campo Magnético:lei de Ampére, lei de Biot - Savart, o motor de corrente contínua; 9) Materiais Magnéticos: o magneton de Bohr, paramagnetismo, diamagnetismo e ferromagnetismo; 10) Lei de Faraday, Lei de Lenz;. 11) Elementos Armazenadores de Energia: capacitância, capacitores, indutância; indutores, circuitos RC e RL corrente contínua; 12) Gerador Elementar e Transformador; 13) Circuitos de Corrente Alternada Senoidal: fasores; relação tensão corrente para fasores; impedância complexa; análise de circuitos fasoriais; 14) Potência em regime permanente senoidal: potência complexa; fator de potência, correção do fator de potência.
 
 
 
Programa
1) Introdução, dados históricos. 2) Carga e matéria: carga elétrica, condutores, semicondutores e isolantes, a carga é quantizada, conserva;Lei de Coulomb.3) O Campo Elétrico (E): linhas de força; o cálculo de E; uma carga puntiforme num campo elétrico; fluxo do campo elétrico; a Lei de Gauss; algumas aplicações da Lei de Gauss, um condutor isolado. 4) Potencial Elétrico: potencial e campo elétrico; o potencial criado por uma carga puntiforme; várias cargas puntiformes; energia potencial elétrica; superfície equipotenciais; um condutor isolado. 5) Corrente e Resistência Elétrica: corrente e densidade de corrente; resistência, resistividade e condutividade. 6) Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos Resistivos (Corrente Contínua): força eletromotriz; energia e potência em circuitos de correntes contínuas; elementos de circuito; a Lei de Ohm; Leis de Kirchhoff; resistência em série e divisão de tensão; resistência em paralelo e divisão de correntes; análise nodal; exemplos de análise. 7) Teoremas de redes: circuitos lineares; superposição; fontes práticas; transformação de fontes; teoremas de Thévenim e de Norton. 8) Campo magnético: a definição de B (indução magnética); linhas de B; forças magnéticas sobre uma corrente elétrica; Lei de Ampére; o valor de B nas proximidades de um fio longo; intereação entre dois condutores em paralelo; a Lei de Biot - Savart; campo magnético de uma carga em movimento; força e torque sobre uma expira de corrente; motor de corrente contínua. 9) Materiais magnéticos: o magnéton de Bohr; paramagnetimo, diamagnetismo e ferromagnetismo. 10) Leis de Faraday: a lei da induçao de Faraday; lei de Lenz; um estudo quantitativo da indução. 11) Elementos armazenadores de energia: capacitância, capacitores; energia armazenada em capacitores; capacitores em série e paralelo; indutância; indutores; energia armazenada em indutores; indutores em série e paralelo; circuitos RC e RL corrente contínua. 12) Gerador elementar e transformador: princípio de funcionamento de um gerador elementar; polaridade de um gerador elementar; força eletromotriz senoidal gerada por uma bobina gerando num campo magnético uniforme à velocidade constante; retificação do comutador; comparação entre a ação motora e a ação geradora; transformador; princípios de funcionamento; transformador ideal. 13) Circuitos de corrente alternada senóidal: propriedades das senóides; valor eficaz; fasores; relação tensão corrente para fasores; impedância complexa; análise de circuitos fasoriais (aplicação de Leis de Kirchhoff associação de impedâncias, análises nodal). 14) Potência em regime permanente senóidal: potência instantânea; potência média; potência complexa; fator de potência, correção do fator de potência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas práticas e de laboratório.
Critério
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Haliday, D. & Resnick. Física 3..
Martins, Nelson. Introdução à Teoria da Eletricidade e do Magnetismo. Johnson, David E. et al. Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0410

Clique para consultar o oferecimento para SEL0410

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP