Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0417 - Fundamentos de Controle
Fundamentals of Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Desenvolver os fundamentos teóricos de sistemas de controle linear para capacitar o aluno a analisar e projetar. Introduzir sistemas de controle ao aluno usando recursos de diagramas de blocos e uso de simulação com Matlab. O aluno no final será capaz de compreender os objetivos de controle de sistemas e suas aplicações. Analisar e projetar controladores entendendo as limitações das soluções. Durante o curso o aluno vai desenvolver tarefas individuais ou em grupo contribuindo para a sua formação profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62834 - Vilma Alves de Oliveira
 
Programa Resumido
A disciplina desenvolve os fundamentos de controle realimentado usando modelos de sistemas dinâmicos. Tópicos cobertos incluem modelos espaço de estado, linearização e função de transferência; análise no domínio do tempo e na frequência; métodos de estabilidade; projeto de controladores PID e de controladores avanço-atraso.
 
 
 
Programa
1. Fundamentos de sistemas realimentados. 2. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos. 3. Linearização. 4. Função de transferência. 5. Modelos espaço de estado de sistemas discretos e contínuos. 6. Características de sistemas realimentados. 7. Desempenho de sistemas realimentados. 8. Controladores PID. 9. Estabilidade. 10. Método do lugar das raízes. 11. Método da resposta em freqüência. 12. Estabilidade na freqüência. 13. Controladores avanço-atraso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e de simulação. A disciplina pode contar com apoio do ambiente virtual moodle para acesso ao material da aula e envio online das tarefas realizadas usadas como item de avaliação da disciplina. ATIVIDADES DISCENTES: participação em aulas teóricas e de simulação, realização de exercícios e solução de tarefas em sala de aula sob supervisão e provas em classe.
Critério
Média ponderada de provas e tarefas realizadas.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Vilma A. Oliveira, Manoel L. Aguiar, Jerson B. Vargas, Engenharia de Controle: Fundamentos e Aulas de Laboratório, Elsevier. Plinio L. Casstrucci, Anselmo Bittar, Roberto M. Salles, LTC. Richard, C. Dorf, Robert H. Bishop, Modern Control Systems, Prentice Hall. Katsuhiko Ogata, Modern Control Engineerging, Prentice Hall Gene F. Franklin, J. David Powell Abbas Emani-Naeini, Feedback Control of Dynamic Systems. Prentice Hall. Benjamin C. Kuo, Automatic Control Systems, Prentice-Hall.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0417

Clique para consultar o oferecimento para SEL0417

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP