Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0422 - Máquinas Elétricas
Electrical Machines

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Estudar características e detalhes construtivos, princípio de funcionamento, modelagem e curvas características de máquinas elétricas de corrente alternada e de algumas máquinas especiais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4976413 - Elmer Pablo Tito Cari
5857892 - José Carlos de Melo Vieira Júnior
1123465 - Luís Fernando Costa Alberto
 
Programa Resumido
Máquinas Elétricas de Corrente Alternada: Campos girantes; Detalhes construtivos, princípio de funcionamento, modelos, ensaios e parâmetros de máquinas Síncronas e máquinas de indução trifásicas. Detalhes construtivos, modelos e princípio de funcionamento de motores de indução monofásicos. Motores especiais. Análise de máquinas elétricas em regime permanente e transitório.
 
 
 
Programa
O programa desta disciplina é dividido em 3 partes: 1) máquinas de corrente alternada; 2) motores especiais; 3) introdução à modelagem de máquinas elétricas em regime transitório.

1) Máquinas Elétricas de Corrente Alternada:
(i) Campos Magnéticos girantes: detalhes construtivos de enrolamentos trifásicos simétricos.
(ii) Máquinas Síncronas: aspectos construtivos das máquinas com rotores de pólos lisos e de pólos salientes, desenvolvimento de modelos de circuitos elétricos e diagramas fasoriais para análise da máquina em regime permanente, ângulo de caga, torque da excitação e torque de relutância, curvas características e controle do fator de potência, curva de capabilidade, operação de geradores em paralelo e testes para obtenção de parâmetros.
(iii) Máquinas de Indução Trifásicas: aspectos construtivos, rotor gaiola de esquilo, rotor bobinado, desenvolvimento de modelo de circuito elétrico equivalente para análises em regime permanente, curvas características, cálculos de potências e conjugados, ensaios para a obtenção dos parâmetros em regime permanente, regiões de operação e gerador de indução, métodos de partida, métodos de variação de velocidade do motor de indução trifásico.
iv) Máquinas de Indução Monofásicas: aspectos construtivos, princípios de funcionamento, desenvolvimento de modelo de circuito elétrico equivalente para análises em regime permanente, curvas características, cálculos de potências e conjugados, métodos de partida.


2) Máquinas Elétricas de Corrente Alternada:
(i) Campos magnéticos girantes: detalhes construtivos de enrolamentos trifásicos simétricos.
(ii) Máquinas Síncronas: aspectos construtivos das máquinas com rotores de pólos lisos e de pólos salientes, desenvolvimento de modelos de circuitos elétricos e diagramas fasoriais para análise da máquina em regime permanente, ângulo de carga, toque da excitação e torque de relutância, curvas características e controle do fator de potência, curva de capabilidade, saturação e testes para obtenção de parâmetros em regime permanente.
(iii) Máquinas de Indução Trifásicas: aspectos construtivos, rotor gaiola de esquilo, rotor bobinado, desenvolvimento de modelo de circuito elétrico equivalente para análises em regime permanente, curvas características. cálculos de potências e conjugados, ensaios para a obtenção dos parâmetros em regime permanente, regiões de operação e gerador de indução, métodos de partida, métodos de variação de velocidade do motor de indução trifásico.
(iv) Máquinas de Indução Monofásicas: aspectos construtivos, princípios de funcionamento, desenvolvimento de modelo de circuito elétrico equivalente para análises em regime permanente, curvas características, cálculos de potências e conjugados, métodos de partida.

2) Máquinas Especiais: Motor de Polo Sombreado, Motor de Relutância, Motor de Passo e Motores CC sem escovas.

3) Introdução à modelagem matemática e análise de máquinas elétricas em regime transitório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas com auxílio do quadro negro e projetor. Proposta de exercícios e projetos com auxílio de simulações computacionais.
Atividades discentes: Participação em aulas teóricas e de exercícios: resolução de listas de exercícios e trabalhos computacionais.
Critério
Média ponderada das notas de provas, exercícios e trabalhos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
MCPHERSON, G. & LARAMORE, R. D.; "An Introdction To Electrical Machines and Transformers"; (1990); 2nd Edition, Ed. John Wiley & Sons, New Yor/USA.
FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr., C & UMANS, S.; (2006); "MÁQUINAS ELÉTRICAS"; Ed. BOOKMAN
São Paulo.
CHAPMAN, S.J. - "ELECTRIC MACHINERY FUNDAMENTALS"- (2001) Ed. McGraw-Hill/ New York/USA.
CATHEY, J.J. - "ELECTRICMACHINES" - (2000) Ed. McGraw-Hill, New York/USA.
KOSOW, I - "Máquinas Elétricas e Transformadores", (1998); Editora Globo, Rio de
Janeiro/Brasil.
DEL TORO, V. Del - "Fundamentos de Máquinas Elétricas" - (1999); Livros Técnicos e
Científicos Ed. RJ/Brasil.
SEN, P.C. - "Principles of Electric Machines and Power Electronics"; (1997); 2nd ed. New
York: John Wiley & Sons, 615 p.
JORDÃO, R. G. (1980) - "MÁQUINAS SÍNCRONAS". Editora de Universidade de São Paulo, São
Paulo/Brasil.
BIM, E. - "Máquinas Elétricas e Acionamento"; (2012); Editora Campus: Elsevier, Rio de Janeiro.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0422

Clique para consultar o oferecimento para SEL0422

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP