Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0436 - Análise e Controle de Conversores CC-CC Empregados em Fontes Alternativas de Energia
Analysis and Control of DC – CA Converters for Alternative Energy Sources

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Capacitar o estudante na análise e controle de conversores CC-CC bem como, no projeto de seus elementos passivos. Sendo que tais conversores serão empregados como interface de fontes alternativas de energia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6020960 - Ricardo Quadros Machado
 
Programa Resumido
Modelagem de fontes alternativas de energia, análise de conversores CC-CC projeto de controladores, conversores CC-CC com comutação não-dissipativa e utilização de dispositivo digitais em eletrônica de potência.
 
 
 
Programa
1. Energias alternativas introdução; 2. Sistemas fotovoltaicos; Análise e modelagem; 3. Sistemas com células de combustível. Princípio de funcionamento e análise; 4. Conversores elevadores de tensão. Princípio de funcionamento, modos de operação e dimensionamento dos componentes passivos; 5. Conversores abaixadores de tensão. Principio de funcionamento, modos de operação e dimensionamento dos componentes passivos; 6. Modelagem de conversores CC-CC no espaço de estado e obtenção da função de transferência; Controladores revisão; 7. Projeto de controladores para conversores CC-CC; 8. Conversores com comutação suave sob corrente zero. Princípio de funcionamento e modos de operação; 9. Conversores com comutação suave sob tensão zero. Princípio de funcionamento e modos de operação; 10. Utilização de conversores com comutação suave em fontes alternativas; 11. Dispositivas digitais utilizados em eletrônica de potência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
02 provas
Critério
Média aritmética das provas igual ou superior a 5,0
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     

N. Mohan, T.M. Underland and W.P. Robbins: “Fundamentals of Power Eletronics”. Kluwer Academic Publishers. 2 nd Edition.
R.W. Erickson and D. Maksimovic: “Power Eletronics Converters, Applications and Design”. John Wiley & Sons, Inc. 2nd Edition.
F.A. Farret and M.G. Simões: “Integration of Alternative Sources Of Energy" John Wiley & Sons, Inc. 1 st Edition.
C.E. Rohrs, J.L. Melsa and D.G. Schultz: “Linear Control Systems” McGraw-Hill, Inc.
R.S. Burns: “Advanced Control Engineering” Butterworth Heinemann.
Artigos correlatos encontrados na base de dados disponibilizados no site da Capes.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0436

Clique para consultar o oferecimento para SEL0436

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP