Promover uma síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso. O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Elétrica é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise de resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. Para o caso específico do Projeto de Formatura na sua 1ª Fase, correspondente a esta disciplina, objetiva-se a escolha de um tema/projeto a ser desenvolvido e, em conjunto com um orientador, a elaboração, para tanto, de um plano de trabalho a ser seguido para a elaboração do projeto como um todo (incluindo a etapa prática de realização do trabalho até sua consecução). No caso de trabalhos de formatura em grupo - previsto nas diretrizes gerais do Projeto Pedagógico do curso - a finalidade é desenvolver em seus participantes habilidades que em trabalhos individuais não são possíveis de aprimoramento ou não são possíveis de evidência. Dentre essas habilidades destacam-se o gerenciamento de projetos, a divisão e cumprimento de tarefas, a participação coletiva, e outras que do engenheiro egresso são desejáveis pelo mercado de trabalho onde esse estará inserido.
Elaboração de um plano de trabalho em conjunto ou com anuência de um orientador, que acompanhará e avaliará a realização das etapas iniciais.
O trabalho de formatura deve evidenciar a capacidade do aluno em tratar problemas de engenharia. Assim, quando da sua realização, serão importantes e devem ser evidenciados os seguintes pontos: (a) Apresentação do problema central do trabalho de formatura; (b) Formulação no formato de um problema de engenharia; (c) Definição de escopo: (d) revisão de literatura; (e) Desenvolvimento metodológico (inclusive com a parte experimental quando pertinente); (f) Conclusão e (g) Especificação do material bibliográfico consultado. Nos trabalhos de formatura em grupo deve-se ainda deixar evidente a maneira pela qual cada um dos integrantes deveria contribuir e como efetivamente contribuiu para o projeto. Essa evidência é indispensável, visto que a defesa do projeto desenvolvido em grupo será comum, com arguição individual a cada componente do mesmo. No caso que configure integração temática entre ênfase, trabalho de iniciação científica, trabalho de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas poderão ser aproveitadas para compor o trabalho de formatura. Nessa etapa de trabalho, o aluno deverá seguir as etapas iniciais previstas no Plano de Trabalho proposto, visando prioritariamente à realização das atividades relacionadas à pesquisa e planejamento necessários à execução da parte prática do trabalho - ainda que, se for possível ou necessário, pressuponha-se a realização das primeiras atividades práticas de preparação, a depender do tipo de projeto em foco.
De acordo com o assunto escolhido.