Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0442 - Projeto de Formatura I
Undergraduate Final-Project I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Promover uma síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso. O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Elétrica é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise de resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. Para o caso específico do Projeto de Formatura na sua 1ª Fase, correspondente a esta disciplina, objetiva-se a escolha de um tema/projeto a ser desenvolvido e, em conjunto com um orientador, a elaboração, para tanto, de um plano de trabalho a ser seguido para a elaboração do projeto como um todo (incluindo a etapa prática de realização do trabalho até sua consecução). No caso de trabalhos de formatura em grupo - previsto nas diretrizes gerais do Projeto Pedagógico do curso - a finalidade é desenvolver em seus participantes habilidades que em trabalhos individuais não são possíveis de aprimoramento ou não são possíveis de evidência. Dentre essas habilidades destacam-se o gerenciamento de projetos, a divisão e cumprimento de tarefas, a participação coletiva, e outras que do engenheiro egresso são desejáveis pelo mercado de trabalho onde esse estará inserido.
 
 
 
Programa Resumido
Elaboração de um plano de trabalho em conjunto ou com anuência de um orientador, que acompanhará e avaliará a realização das etapas iniciais.
 
 
 
Programa
O trabalho de formatura deve evidenciar a capacidade do aluno em tratar problemas de engenharia. Assim, quando da sua realização, serão importantes e devem ser evidenciados os seguintes pontos: (a) Apresentação do problema central do trabalho de formatura; (b) Formulação no formato de um problema de engenharia; (c) Definição de escopo: (d) revisão de literatura; (e) Desenvolvimento metodológico (inclusive com a parte experimental quando pertinente); (f) Conclusão e (g) Especificação do material bibliográfico consultado. Nos trabalhos de formatura em grupo deve-se ainda deixar evidente a maneira pela qual cada um dos integrantes deveria contribuir e como efetivamente contribuiu para o projeto. Essa evidência é indispensável, visto que a defesa do projeto desenvolvido em grupo será comum, com arguição individual a cada componente do mesmo. No caso que configure integração temática entre ênfase, trabalho de iniciação científica, trabalho de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas poderão ser aproveitadas para compor o trabalho de formatura. Nessa etapa de trabalho, o aluno deverá seguir as etapas iniciais previstas no Plano de Trabalho proposto, visando prioritariamente à realização das atividades relacionadas à pesquisa e planejamento necessários à execução da parte prática do trabalho - ainda que, se for possível ou necessário, pressuponha-se a realização das primeiras atividades práticas de preparação, a depender do tipo de projeto em foco.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de cumprimento de todas as etapas do cronograma previsto no plano original do projeto - a ser feita pelo respectivo orientador do aluno.
Critério
Estimula-se a integração temática entre a ênfase cursada pelo aluno, o trabalho de formatura, o trabalho de iniciação científica e o estágio supervisionado, quando couber, assim como a proposição de grupos e de projetos comuns, mas que evidenciem a participação individual de cada aluno. O direcionamento, participação, desenvolvimento, contribuição e avaliação individual para o projeto de cada aluno ficarão sob acompanhamento e responsabilidade direta do orientador principal (professor nomeado como responsável entre os demais, caso existam outro envolvidos no projeto).
Para a aprovação nessa etapa específica, o orientador verificará o cumprimento do que foi previsto inicialmente no Plano de Trabalho original, atribuindo a nota final em função de critérios de qualidade e adequação no cumprimento das metas propostas, considerando-se aprovado o aluno quando a nota final for maior ou igual a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não está prevista realização de qualquer atividade de recuperação para o Projeto de Formatura I, em consonância aos objetivos gerais para o Projeto de Formatura do curso de Engenharia Elétrica como um todo descritos no Projeto Pedagógico. Assim, em caso de reprovação (nota final menos que 5,0), o aluno deverá reformular o Plano de Trabalho e reapresentá-lo para nova matrícula - se for o caso - ou seguir o Plano original novamente de forma adequada.
 
Bibliografia
     
De acordo com o assunto escolhido.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0442

Clique para consultar o oferecimento para SEL0442

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP