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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0442 - Projeto de Formatura I
Undergraduate Final-Project I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Promover uma síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso. O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Elétrica é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise de resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. Para o caso específico do Projeto de Formatura na sua 1ª Fase, correspondente a esta disciplina, objetiva-se a escolha de um tema/projeto a ser desenvolvido e, em conjunto com um orientador, a elaboração, para tanto, de um plano de trabalho a ser seguido para a elaboração do projeto como um todo (incluindo a etapa prática de realização do trabalho até sua consecução).
No caso de trabalhos de formatura em grupo - previsto nas diretrizes gerais do Projeto Pedagógico do curso - a finalidade é  desenvolver em seus participantes habilidades que em trabalhos individuais não são possíveis de aprimoramento ou não são possíveis de evidência. Dentre essas habilidades destacam-se o gerenciamento de projetos, a divisão e cumprimento de tarefas, a participação coletiva, e outras que do engenheiro egresso são desejáveis pelo mercado de trabalho onde esse estará inserido.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5269249 - Rogério Andrade Flauzino
 
Programa Resumido
Elaboração de um plano de trabalho em conjunto ou com anuência de um orientador, que acompanhará e avaliará a realização das etapas iniciais.
 
 
 
Programa
O trabalho de formatura deve evidenciar a capacidade do aluno em tratar problemas de engenharia. Assim, quando da sua realização, serão importantes e devem ser evidenciados os seguintes pontos: (a) Apresentação do problema central do trabalho de formatura; (b) Formulação no formato de um problema de engenharia; (c) Definição de escopo: (d) revisão de literatura; (e) Desenvolvimento metodológico (inclusive com a parte experimental quando pertinente); (f) Conclusão e (g) Especificação do material bibliográfico consultado. Nos trabalhos de formatura em grupo deve-se ainda deixar evidente a maneira pela qual cada um dos integrantes deveria contribuir e como efetivamente contribuiu para o projeto. Essa evidência é indispensável, visto que a defesa do projeto desenvolvido em grupo será comum, com arguição individual a cada componente do mesmo. No caso que  configure integração temática entre ênfase, trabalho de iniciação científica, trabalho de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas poderão ser aproveitadas para compor o trabalho de formatura. Nessa etapa de trabalho, o aluno deverá seguir as etapas iniciais previstas no Plano de Trabalho proposto, visando prioritariamente à realização das atividades relacionadas à pesquisa e planejamento necessários à execução da parte prática do trabalho - ainda que, se for possível ou necessário, pressuponha-se a realização das primeiras atividades práticas de preparação, a depender do tipo de projeto em  foco.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de cumprimento de todas as etapas do cronograma previsto no plano original do projeto - a ser feita pelo respectivo orientador do aluno.
Critério
Estimula-se a integração temática entre a ênfase cursada pelo aluno, o trabalho de formatura, o trabalho de iniciação científica e o estágio supervisionado, quando couber, assim como a proposição de grupos e de projetos comuns, mas que evidenciem a participação individual de cada aluno. O direcionamento, participação, desenvolvimento, contribuição e avaliação individual para o projeto de cada aluno ficarão sob acompanhamento e responsabilidade direta do orientador principal (professor nomeado como responsável entre os demais, caso existam outro envolvidos no projeto).
Para a aprovação nessa etapa específica, o orientador verificará o cumprimento do que foi previsto inicialmente no Plano de Trabalho original, atribuindo a nota final em função de critérios de qualidade e adequação no cumprimento das metas propostas, considerando-se aprovado o aluno quando a nota final for maior ou igual a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não está prevista realização de qualquer atividade de recuperação para o Projeto de Formatura I, em consonância aos objetivos gerais para o Projeto de Formatura do curso de Engenharia Elétrica como um todo descritos no Projeto Pedagógico. Assim, em caso de reprovação (nota final menos que 5,0), o aluno deverá reformular o Plano de Trabalho e reapresentá-lo para nova matrícula - se for o caso - ou seguir o Plano original novamente de forma adequada.
 
Bibliografia
     
De acordo com o assunto escolhido.
 

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