Promover uma síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso. O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Elétrica é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise de resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. Para o caso específico do Projeto de Formatura na sua 2ª Fase, correspondente a esta disciplina, objetiva-se a consecução daquela síntese e integração de conhecimentos com a execução e apresentação final do projeto previsto no plano de trabalho apresentado na etapa anterior (Projeto de Formatura I) No caso de trabalhos de formatura em grupo - previsto nas diretrizes gerais do Projeto Pedagógico do curso - a finalidade é desenvolver em seus participantes habilidades que em trabalhos individuais não são possíveis de aprimoramento ou não são possíveis de evidência. Dentre essas habilidades destacam-se o gerenciamento de projetos, a divisão e cumprimento de tarefas, a participação coletiva, e outras que do engenheiro egresso são desejáveis pelo mercado de trabalho onde esse estará inserido.
Execução do projeto previsto e iniciado na etapa referente ao Projeto de Formatura I, conclusão e apresentação do trabalho, resultados e conclusões.
O trabalho de formatura deve evidenciar a capacidade do aluno em tratar problemas de engenharia. Assim, quando da sua realização, serão importantes e devem ser evidenciados os seguintes pontos: (a) Apresentação do problema central do trabalho de formatura; (b) Formulação no formato de um problema de engenharia; (c) Definição de escopo: (d) revisão de literatura; (e) Desenvolvimento metodológico (inclusive com a parte experimental quando pertinente); (f) Conclusão e (g) Especificação do material bibliográfico consultado. Nos trabalhos de formatura em grupo deve-se ainda deixar evidente a maneira pela qual cada um dos integrantes deveria contribuir e como efetivamente contribuiu para o projeto. Essa evidência é indispensável, visto que a defesa do projeto desenvolvido em grupo será comum, com arguição individual a cada componente do mesmo. No caso que configure integração temática entre ênfase, trabalho de iniciação científica, trabalho de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas poderão ser aproveitadas para compor o trabalho de formatura. Contudo ressalta-se a necessidade da incorporação no trabalho escrito dos documentos que permitam esse uso, principalmente no que se refere a resultados obtidos em estágios profissionalizantes. Esse requisito se faz necessário para que a propriedade intelectual das partes envolvidas não seja violada.
De acordo com o assunto escolhido.