Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0444 - Projeto de Formatura II
Undergraduate Final-Project II

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Promover uma síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia, sendo parte integrante e destacada do projeto pedagógico do curso. O emprego de conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Elétrica é item primordial e deve ser evidenciado. Essa evidência deve-se dar em todos os âmbitos do trabalho de formatura, ou seja, na escolha do tema, na sua formulação, nas proposições feitas e análise de resultados e aspectos conclusivos sobre o tema (problema) abordado. Para o caso específico do Projeto de Formatura na sua 2ª Fase, correspondente a esta disciplina, objetiva-se a consecução daquela síntese e integração de conhecimentos com a execução e apresentação final do projeto previsto no plano de trabalho apresentado na etapa anterior (Projeto de Formatura I)
No caso de trabalhos de formatura em grupo - previsto nas diretrizes gerais do Projeto Pedagógico do curso - a finalidade é desenvolver em seus participantes habilidades que em trabalhos individuais não são possíveis de aprimoramento ou não são possíveis de evidência. Dentre essas habilidades destacam-se o gerenciamento de projetos, a divisão e cumprimento de tarefas, a participação coletiva, e outras que do engenheiro egresso são desejáveis pelo mercado de trabalho onde esse estará inserido.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
66081 - Homero Schiabel
 
Programa Resumido
Execução do projeto previsto e iniciado na etapa referente ao Projeto de Formatura I, conclusão e apresentação do trabalho, resultados e conclusões.
 
 
 
Programa
O trabalho de formatura deve evidenciar a capacidade do aluno em tratar problemas de engenharia. Assim, quando da sua realização, serão importantes e devem ser evidenciados os seguintes pontos: (a) Apresentação do problema central do trabalho de formatura; (b) Formulação no formato de um problema de engenharia; (c) Definição de escopo: (d) revisão de literatura; (e) Desenvolvimento metodológico (inclusive com a parte experimental quando pertinente); (f) Conclusão e (g) Especificação do material bibliográfico consultado. Nos trabalhos de formatura em grupo deve-se ainda deixar evidente a maneira pela qual cada um dos integrantes deveria contribuir e como efetivamente contribuiu para o projeto. Essa evidência é indispensável, visto que a defesa do projeto desenvolvido em grupo será comum, com arguição individual a cada componente do mesmo. No caso que configure integração temática entre ênfase, trabalho de iniciação científica, trabalho de formatura e estágio supervisionado, as atividades experimentais realizadas poderão ser aproveitadas para compor o trabalho de formatura. Contudo ressalta-se a necessidade da incorporação no trabalho escrito dos documentos que permitam esse uso, principalmente no que se refere a resultados obtidos em estágios profissionalizantes. Esse requisito se faz necessário para que a propriedade intelectual das partes envolvidas não seja violada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de cumprimento de todas as etapas do cronograma previsto no plano original do projeto - a ser feita pelo respectivo orientador do aluno; elaboração de monografia final descrevendo a realização do projeto - com base em normas estabelecidas pela EESC; apresentação do trabalho realizado em defesa pública perante banca indicada pela CoC.
Critério
Estimula-se a integração temática entre a ênfase cursada pelo aluno, o trabalho de formatura, o trabalho de iniciação científica e o estágio supervisionado, quando couber, assim como a proposição de grupos e de projetos comuns, mas que evidenciem a participação individual de cada aluno. O direcionamento, participação, desenvolvimento, contribuição e avaliação individual para o projeto de cada aluno ficarão sob acompanhamento e responsabilidade direta do orientador principal (professor nomeado como responsável dentre os demais, caso existam outros envolvidos no projeto).
Para a aprovação final, o aluno deverá ser aprovado pela maioria dos membros da banca na defesa oral pública do trabalho perfazendo média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e uma vez obtida pelo menos média mínima, seguir as diretrizes especificadas no PPP do curso (Apêndice B).
Norma de Recuperação
Quando a média atribuída pela banca for menor que 5,0 e maior ou igual a 3,0, o aluno poderá reapresentar seu projeto final de curso conforme os critérios descritos acima, durante o período de recuperação definido pela CG da EESC.
 
Bibliografia
     
De acordo com o assunto escolhido.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0444

Clique para consultar o oferecimento para SEL0444

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP