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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0452 - Medidas e Circuitos Elétricos
Electrical Measurements and Circuits

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno à aprendizagem das técnicas de análise de circuitos elétricos lineares em Corrente Contínua. Familiarizar o aluno com a utilização de técnicas computacionais para análise de circuitos elétricos em corrente contínua. Familiarizar o aluno com os principais instrumentos e técnicas de medições das grandezas elétricas. Desenvolver no aluno as habilidades necessárias para de análise de circuitos elétricos lineares em corrente contínua.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5269249 - Rogério Andrade Flauzino
 
Programa Resumido
Grandezas Elétricas. Conceito de dipolos elétricos. Dipolos elementares. Relacionamento tensão por corrente de dipolos elementares. Leis de Kirchoff e Associação de dipolos. Técnicas de simplificação e teoremas gerais de circuitos elétricos lineares. Métodos de análise de circuitos por correntes de malha e tensões nodais. Utilização de técnicas computacionais na análise de circuitos elétricos. Medições de grandezas elétricas. (Substituição de Lei de Ohm por relacionamento tensão por corrente).
 
 
 
Programa
1) Conceitos básicos: tensão, corrente, potência e energia elétrica. Grandezas, unidades e padrões elétricos. 2) Conceitos básicos: conceito de circuitos elétricos e dispositivos lineares. Dipolos elétricos, relações tensão corrente e potência. Convenções ativas e passivas. 3) Dipolos resistivos e a lei de Ohm. 4) Fontes de tensão e de corrente independentes e dependentes 5) Leis de Kirchhoff. 6) Resistores em série e paralelo 7) Divisores de Tensão e Corrente 8) Medições em corrente contínua: multímetros, potenciômetros e pontes. Erros de medições. 9) Arranjos para medições de pequenas e grandes resistências elétricas. 10) Teoremas de circuitos: Transformação de Fontes, Princípio da Superposição, Teoremas de Thevenin e Norton, Teorema da Máxima Transferência de Potência, Teorema de Millman, Teorema da Substituição, Teorema da Reciprocidade. 11) Métodos de análise de circuito: método das correntes de malha e método das tensões nodais. 12) Circuitos resistivos com amplificadores operacionais: amplificadores inversores e não inversores, somadores, subtratores, e outros. 13) Análise de circuitos elétricos utilizando-se de técnicas computacionais (por exemplo: Matlab, Simulink, Pspice, PSIM, etc....)
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia de ensino/aprendizagem constará de aulas teóricas e algumas práticas com utilização de metodologias de aprendizagem ativa, como por exemplo: aulas expositivas, discussão de problemas reais, estudo de casos, utilização de softwares computacionais e medições físicas objetivando facilitar o aprendizado e a retenção do conhecimento a serem adquiridos pelos alunos e sua ligação com casos reais, entre outras. Resolução de trabalhos e exercícios individuais e em grupos. Aulas práticas em laboratórios de ensino informatizado. Utilização de mídias eletrônicas.
As avaliações serão realizadas através de provas, trabalhos e exercícios individuais e/ou em grupo, de tal maneira a se ter uma avaliação distribuída e continuada ao longo do período letivo.
Critério
Média ponderada das provas, trabalhos e exercícios e demais atividades desenvolvidas durante o período letivo, a serem definidas a cada início de período letivo.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1. Nilsson, J. W. e Riedel, S. A; Circuitos Elétricos, oitava edição, LTC Editora, 2008.
2. Hayt Jr., W. H., Kemmerly, J. E. e Durbin, S. M.; Análise de Circuitos em Engenharia, Ed. McGraw-Hill, 2007.
3. Johnson, D. E., Johnson, J. R., Hilburn, J. L., Scott, P. D.; Electric Circuit Analysis, Third Edition, New Jersey, Prentice Hall, 1997.
4. Oliveira Jr., A. A.; Apostila de Transformada de Laplace, EESC-USP, site da disciplina no sistema Moodle da USP.
5. Oliveira Jr., A. A; Apostila de Revisão de Série de Fourier, EESC-USP, site da disciplina no sistema Moodle da USP.
6. Alexander, C. K. & Sadiku, M. N. O.; Fundamentos de Circuitos Elétricos, 5ª. Edição, Porto Alegre, AMGH Editora Ltda. (com parceria de McGrawHill Education), 2013.
7. Frank, E.; Analisis de Medidas Elétricas, Ediciones del Castilho, Madrid, 1969.
8. Stout, M. B.; Curso de Medidas Elétricas, Vol. 1 e 2, Livros Técnicos e Científicos S. A., 1974.
9. Medeiros Filho, S.; Fundamentos de Medidas Elétricas, Editora Guanabara 2, RL, 1981.
10. Malvino, A.P.; Electronics Instrumentation Fundamentals, McGraw-Hill, New York, 1967.
11. Medeiros Filho, S.; Medição de Energia Elétrica, Editora Universitária, UFPe, Recife, 1980.
12. Helfrick, A. D. e Cooper, W. D.; Instrumentação Eletrônica Moderna e Técnicas de Medição, Prentice Hall do Brasil, SP, 1993.
13. Wolf, S. W. and Smith, R. F. M.; Student Reference Manual for Electronic Instrumentation Laboratories, Prentice Hall International, Inc, USA, 2003.
 

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