Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0458 - Controle e Análise de Recursos Energéticos Distribuídos para a Integração em Redes de Distribuição
Control and Analysis of Distributed Energy Resources for Integration into Distribution Networks

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Os objetivos da disciplina compreendem a apresentação e discussão das principais tecnologias caracterizadas como recursos energéticos distribuídos, e a análise de seus impactos no planejamento e operação de sistemas  de distribuição de energia elétrica, evidenciando os efeitos benéficos e eventuais prejuízos aos mesmos. Essas análises visam verificar a influência dos recursos energéticos distribuídos na operação em regime permanente das redes de distribuição, na qualidade de energia elétrica e confiabilidade dessas redes, nas filosofias de ajustes de dispositivos de proteção e na ocorrência de distúrbios, como  cursos-circuitos e ilhamento, por exemplo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5857892 - José Carlos de Melo Vieira Júnior
6020960 - Ricardo Quadros Machado
 
Programa Resumido
Tipos de tecnologia de recursos energéticos distribuídos e principais técnicas de controle desses recursos. Análise de impactos positivos e negativos da expansão de recursos energéticos distribuídos em redes de distribuição de energia elétrica.
 
 
 
Programa
Definições. Principais tipos de  geradores rotativos, fontes alternativas conectadas à rede elétrica via conversores de potência. Outros recursos energéticos: sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos. Principais técnicas de controle de conversores. Principais tecnologias utilizadas como fonte primária de energia. Impactos: perfil de tensão de regime permanente, perdas elétricas, estabilidade de ângulo, transitórios de tensão e corrente, correntes de curto-circuito, detecção de ilhamento, proteção, efeitos sobre a qualidade da energia com a instalação de sistemas GD. Regulamentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação se dará pelo desenvolvimento de projetos baseados em problemas específicos, listas de exercícios e/ou apresentação de seminários.
Critério
Média ponderada das notas dos projetos, exercícios e seminários. O (a) estudante será considerado aprovado se comprovar que adquiriu competência para entender o funcionamento e modelar diferentes recursos energéticos distribuídos e seus respectivos controles, além de entender suas interações com a rede elétrica. Esta comprovação será constatada se a média ponderada final for superior ou igual a 5,0, sendo que as avaliações serão feitas baseadas em projetos ou na solução de problemas, solução de listas de exercícios e/ou apresentação de seminários.
Norma de Recuperação
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: 1. Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 2. A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
|1| N. Jenkins, J. B. Ekanayabke, and G. Strbac, Diostribuited Generation, Lonfon: The Institution of Electrical Engineers, 2010.
|2| F. A. Farret and M. G. Simões, Integration of Alternative Sources of Eneergy, Wiley-Intersiense, 2008.
|3| Teodorescu, M. Liserre, and P. Rodriguez, Grid Converters for Photovoltaic and Wiknd Power Systems, Wiley & Sons, 2011.
|4| N. Mohan, /t. N. Underland and W. P. Robbins: "Fundamentals of Power Electronics", Kluwer Academic Publishers, 2nd      
     Eddition.
|5| C. E. Rohrs, J. L. Melsa and /d. G. Schultz: "Linear Control Systems". Mc-Graw-Hill, Inc.
|6| Z. Ye, R. Walling, L. Garces, R. Zhou, L. Li and T. Wang "Study and Developement of Ant-Island Control for Grid-Connected Inverters", NREL/SR-560-36243, May 2004.
|7| Z. Ye, R. Walling, M. Dame and B. Kroposki. "Grid-Connect Inverter Amti-Island Test Reults for General Electric Inverer-Based Interconnection Technology". NREL/TP-560-37200, January 2005.
|9| Artigos Técnicos de congresso e periódicos especializados.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0458

Clique para consultar o oferecimento para SEL0458

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP