Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C) sobre óptica de Fourier e teoria da difração: C1. Conhecer os conceitos básicos sobre a transformada de Fourier e teoria de difração; C2. Aplicar os conceitos de óptica de Fourier no projeto de dispositivos de óptica integrada e computação óptica; C3. Aplicar os conceitos de óptica de Fourier no tratamento de imagens; C4. Aplicar os conceitos de óptica de Fourier e da teoria da difração no projeto de dispositivos ópticos como lentes, metasuperfícies e hologramas. Para alcançar as competências (C) listadas acima, o(a) aluno(a) deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1. Estudar os fundamentos da transformada de Fourier bidimensional e suas aplicações na teoria eletromagnética; H2. Estudar os princípios de difração através da análise de Fourier e aplicar seus princípios em estruturas ópticas clássicas, como lentes e aberturas; H3. Compreender os princípios de operação de óptica planar e metasuperfícies, incluindo metalentes; H4. Estudar e compreender os princípios de formação e técnicas de geração de hologramas.
1. A transformada de Fourier bidimensional; 2. A teoria de difração escalar; 3. Análise de difração em sistemas ópticos; 4. Elementos ópticos; 5. Metasuperfícies para manipulação de estados quânticos fotônicos; 6. Formação de feixes; 7. Holografia; 8. Hologramas gerados por computador; 9. Introdução à óptica integrada; 10.Introdução à teoria de difração vetorial.
1. A transformada de Fourier bidimensional e a transformada de Fourier-Bessel; 2. A teoria de difração escalar: princípio de Huygens, o formalismo do espectro angular e a integral de Rayleigh-Sommerfeld.; A aproximação paraxial: as equações de difração de Fresnel e Fraunhofer; 3. Análise de difração em sistemas com e sem coerência espacial; 4. Elementos ópticos: lentes, metasuperficies, metalentes: abertura numérica, limite de difração, campo de visão, cromaticidade, aberrações; 5. Metasuperfícies para manipulação de estados quânticos fotônicos; 6. Formação de feixes. Aberturas e obstruções: o princípio de Babinet. Filtragem espacial; 7. Holografia: teoria, técnicas clássicas e aplicações.; 8. Hologramas gerados por computador: o algoritmo de Gerchberg-Saxton para hologramas de Fourier e Fresnel; moduladores espaciais, metasuperficies. Aberração esférica em hologramas; 9. Introdução à óptica integrada. Conceitos de processamento óptico de sinais (computação óptica); 10. Introdução à teoria de difração vetorial. A disciplina prevê a possibilidade de aulas experimentais para verificação dos conceitos.
[1] GOODMAN, J. W. Introduction to Fourier optics, 4 ed., W. H. Freeman; 1 de maio de 2017. [2] HECHT, E. Optics. 5 ed. Pearson;15 de dezembro de 2016. [3] BRACEWELL, R. N. The Fourier transform and its applications. 3 ed. McGraw-Hill, 2000. [4] WANG, M. et al. Characterization of Orbital Angular Momentum Quantum States Empowered by Metasurfaces. Nano Letters 23 (9), 3921-3928, 2023 Complementar: [1] ZHAN, Q. Spatiotemporal sculpturing of light: a tutorial. Adv. Opt. Photon. 16, 163-228, 2024. [2] LIANG, H. et al. High performance metalenses: numerical aperture, aberrations, chromaticity, and trade-offs. Optica 6, 1461-1470, 2019 [3] DING, F., and BOZHEVOLNYI, S. I. Advances in quantum meta-optics. Materials Today, 71, 63–72, 2023