Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0620 - Controle Digital
Digital Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Introduzir técnicas de projeto de controle em tempo real de sistemas dinâmicos e o uso do computador digital como parte do sistema a ser estudado, e implementar algorítmos de controle.
 
To introduce techniques for project of real-time control of dynamic systems using a digital computer as well as to implement control algorithms.
 
 
Programa Resumido
Projetos de sistemas de controle digital. Técnicas de CAD para projeto. Métodos de controle ótimo. Aquisição de dados e componentes de interface. Implementação de algorítmos.
 
Project of digital control systems. CAD techniques for project. Optimal control methods. Acquisition of data, and interface components. Implementation of algorithms.
 
 
Programa
CLASSIFICAÇÃO DE SINAIS E CARACTERÍSTICAS DE QUANTIZAÇÃO. TRATAMENTO MATEMÁTICO DO SINAL AMOSTRADO (DISCRETOS). A TRANSFORMADA Z E SUAS APLICAÇÕES. CRITÉRIOS DE ESTABILIDADE DISCRETA. DESCRIÇÃO DE PROCESSOS DISCRETOS NO ESPAÇO DE ESTADOS. CONTROLADORES PARAMÉTRICOS DETERMINÍSTICOS. CONTROLADORES GENÉRICOS DO TIPO COMPENSADORES - ALOCAÇÃO DE PÓLOS. CONTROLADOR DEAD-BEAT (TEMPO FINITO). CONTROLE POR REALIMENTAÇÃO DE ESTADOS DISCRETOS.
 
Signal classification and quantization characteristics. Mathematical treatment of a sampled signal (discrete). Z-transform and applications. Stability of a discrete dynamical system. State-space representation of a discrete-time system. Deterministic parametric controllers. Compensator controllers - pole allocation. Dead-beat controller (finite time). Discrete state feedback controller.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e expositivas e atividades em laboratório.
Critério
Média ponderada de provas teóricas e de laboratório.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ISERMANN, R. - Digital control systems. Vol. I. Springer Verlag, 1988.
FRANKLIN, G.P., POWELL, D.J., WORKMAN, M.L. - Digital control of dynamic systems. Addison Wesley.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0620

Clique para consultar o oferecimento para SEL0620

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP