Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0233 - Termodinâmica I
Thermodynamics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos os Fundamentos da Termodinâmica Clássica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
88990 - Fernando Eduardo Milioli
5269909 - Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
 
Programa Resumido
Conceitos e definições. Comportamento termodinâmico de substâncias puras. Calor. Trabalho. Conservação de massa e energia aplicado a sistemas e volumes de controle operando em regime transitótio, permanente e uniforme. Segundo princípio. Ciclo de Camot. Eficiência termodinâmica. Entropia. Variação de entropia em processos reversíveis, Variação de entropia de um sistema em processo irreversível. Trabalho perdido. Princípio do aumento de entropia. Variação de entropia de um sólido ou líquido e de gases perfeitos. A segunda lei para um volume de controle.
 
 
 
Programa
Conceitos e definições. Comportamento termodinâmico de substâncias puras. Calor. Trabalho. Conservação de massa e energia aplicado a sistemas e volumes de controle operando em regime transitório, permanente e uniforme. Segundo princípio. Ciclo de Camot. Eficiência termodinâmica. Entropia. Variação de entropia em processos reversíveis. Variação de entropia de um sistema em processo irreversível. Trabalho perdido.Princípio do aumento de entropia. Variação de entropia de um sólido ou líquido e de gases perfeitos. A segunda lei para um volume de controle.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Aulas de exercícios. Recursos audio-visuais. Será exigida forte participação dos alunos através de defesa oral de temas propostos e de solução de exercícios em classe.
Critério
O critério de avaliação será através da média ponderada das avaliações dos exercícios, das defesas em classe e das provas. Serão aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 5,0 e no mínimo 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1. Fundamentos da Termodinâmica. Van Wylen, Sonntag and Borgnakke. 6a. edição americana. ISBN 85-212-0327-6.Ed. Edgard Blücher Ltda. 2003.
2. Princípios de Termodinâmica para Engenharia. Michael J. Moran andHoward N. Shapiro. 4a. edição. ISBN 85-216-1340-7. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 2002.
3. Termodinâmica. Yunus A. Cengel and Michael A. Boles. 5a. Edição. ISBN 85-86804-66-5.Mc.GrasHill. 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0233

Clique para consultar o oferecimento para SEM0233

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP