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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0250 - Sistemas Térmicos de Potência
Thermal Power Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
A disciplina pretende desenvolver no aluno competência para aplicar os conhecimentos de termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor na solução de problemas de engenharia na área de motores a combustão interna, geração e utilização de vapor, turbinas a vapor e a gás. No âmbito mais específico os alunos desenvolverão competência para analisar, instalar e operar sistemas térmicos de potência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2536867 - Luben Cabezas Gómez
 
Programa Resumido
Introdução aos motores de combustão interna. Combustíveis para motores. Preparação da mistura combustível/ar. Sistemas de alimentação dos combustíveis. Sistemas de Ignição. Ensaios dinamométricos e a performance dos motores. Análise de emissões. Órgãos principais das turbinas a gás. Aplicações das turbo máquinas. Sistemas termoelétricos de conversão de energia. Visitas técnicas à sistemas térmicos de potência.
 
 
 
Programa
Introdução aos motores de combustão interna. Ciclos de motores a combustão interna. Combustíveis para motores. Preparação da mistura combustível/ar.Sistemas de alimentação de combustíveis. Combustão. Sistemas de Ignição. Ensaios dinamométricos de motores. Análise de emissões em motores e problemas ambientais. Caldeiras Flamotubular.  Caldeiras aquatubular.Turbinas a vapor. Turbinas a gás. Sistemas termoelétricos de conversão de energia. Visitas técnicas à sistemas térmicos de potência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Aulas práticas. Aulas de exercícios. Recursos áudio-visuais. Desenvolvimento de projetos. Visitas programadas. Será exigida forte participação dos alunos através de defesa oral de temas propostos e de solução de exercícios e de projetos desenvolvidos em classe. Os projetos e o relatório da prática devem ser entregues impressos em papel A4 ou carta. A redação deve ser individual ou personalizada. Redações semelhantes que evidenciem cópias terão a nota de avaliação dividida pelo número de redações semelhantes. A avaliação levará em conta: Redação conforme padrão ABNT; Obediência às normas gramaticais da língua portuguesa; Pesquisa bibliográfica; Fundamentação através das ciências térmicas; Fundamentação através da literatura técnica de fabricantes; Desenhos; Simulações computacionais; Conclusão e comentários; Referências bibliográficas.
Critério
O critério de avaliação será através da média ponderada das avaliações dos exercícios, das defesas em classe, das provas, dos projetos e das defesas dos projetos. Serão aprovado os alunos que obtiverem média igual ou superior a 5,0 e no mínimo 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1 - Engineering Fundamentals of the Internal Combustion Engine. 2nd ed. Willard W. Pulkrabek. Ed.: PEARSON - Prentice Hall. ISBN 0-13-140570-5. 2004.
2 - Internal Combustion Engines. 2nd ed. Colin R. Ferguson and Allan T. Kirkpatrick. Ed.: John Wiley & Sons, Inc. ISBN 0-471-35617-4. 2001.
3 - Internal Combustion Engine Fundamental. John B. Heywood. Ed.: McGraw-Hill. ISBN 0-07-028667-X.1988.
4 - Industrial Boilers. DAvid Gunn and Robert Horton. Ed.: John Wiley & Sons, Inc. ISBN 0-470-21055-9. 1989. ISBN 0-582-02532-X British Library.
5 - Gás Turbine Engineering Handbook. Meherva
 

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