Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0251 - Sistemas Frigoríficos
Refrigeration Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
A disciplina pretende desenvolver no aluno competência para aplicar os conhecimentos de termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor na solução de problemas de engenharia na área de sistemas frigoríficos e condicionamento de ar. No âmbito mais específico dos alunos desenvolverão competência para analisar, projetar, instalar e operar sistemas frigoríficos e condicionadores de ar. Também os alunos desenvolverão capacidade para projetar e desenvolver todos os componentes e acessórios da área de refrigeração e ar condicionado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1034128 - Gherhardt Ribatski
 
Programa Resumido
Introdução aos sistemas frigorificos. Ciclo padrão de compresão de vapor. Ciclos multi-pressão. Compressores. Evaporadores. Condensadores. Dispositivos de expansão. Fluidos refrigerantes. Bomba de calor. Chiller. Carga térmica frigorífica. Carga t érmica de condicionadores de ar. Câmaras frigoríficas. Condicionadores de ar. Tubulações e Dutos.
 
 
 
Programa
Introdução aos sistemas frigorificos. Ciclo padrão de compresão de vapor. Ciclos multi-pressão. Compressores. Evaporadores. Condensadores. Dispositivos de expansão. Fluidos refrigerantes. Bomba de calor. Chiller. Carga térmica frigorífica. Carga t érmica de condicionadores de ar. Câmaras frigoríficas. Condicionadores de ar. Tubulações e Dutos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Aulas práticas. Aulas de exercícios. Recursos áudio-visuais. Desenvolvimento de projetos. Visitas programadas. Será exigida forte participação dos alunos através de defesa oral de temas propostos e de solução de exercícios e de projetos desenvolvidos em classe. Os projetos e o relatório da prática devem ser entregues impressos em papel A4 ou carta. A redação deve ser individual ou personalizada. Redações semelhantes que evidenciem cópias terão a nota de avaliação dividida pelo número de redações semelhantes. A avaliação levará em conta: Redação conforme padrão ABNT; Obediência às normas gramaticais da língua portuguesa; Pesquisa bibliográfica; Fundamentação através das ciências térmicas; Fundamentação através da literatura técnica de fabricantes; Desenhos; Simulações computacionais; Conclusão e comentários; Referências bibliográficas.
Critério
O critério de avaliação será através da média ponderada das avaliações dos exercícios, das defesas em classe, das provas, dos projetos e das defesas dos projetos. Serão aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 5,0 (cinco) e tenham obtido no mínimo 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Refrigeração Industrial: "Stoeker & Jabardo" - Edgard Blücher, 2002.
Refrigeração e Ar Condicionado: "Stoecker & Jones" - McGraw-Hill, 1985.
Thermal Environmental Engineering - T. H. Kuehn, J. W. Ramsey, J. L. Threlkeld; - Prentice Hall, New Jersey; 1998.
Ashae Handbooks.
Manual de Ar Condicionado - THE TRANE COMPANY, Edição 57a. - 1977.
Manual Trane de Refrigeração de Alternativa, Wisconsin - 1979.
Ventilação Industrial - Archibald Joseph Macintyre, Ed. Guanabara, 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0251

Clique para consultar o oferecimento para SEM0251

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP