A disciplina Projeto Mecânico (SEM 0347) busca desenvolver a filosofia do projeto mecânico em máquinas, consolidada pela execução de um projeto como “estudo de caso”, um conjunto de Competências específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a seguir: C1: Compreender sobre a Filosofia do projeto mecânico em máquinas operatrizes em geral e de elementos de máquinas: utilização das normas relacionadas; C2: Planejar estrategicamente sobre o projeto de uma máquina com ações de início, desenvolvimento e encerramento de projeto; C3: Sensibilizar sobre a necessidade de coletar, tratar e difundir as informações tecnológicas, concorrência, comercial e ambiental e torná-las como estratégias (Inteligência da informação); C4: Dar Conhecimento da Propriedade Intelectual como proteção e promoção industrial; C5: Conscientizar das Noções da Segurança e proteção ao usuário (NR12 e NR10) e ao meio ambiente; C5: Sensibilizar sobre a importância da criatividade, design, ergonomia (NR17), inovação e competitividade; C7: Conhecimento, dimensionamento e aplicação de acionamentos para máquinas e sistemas; C8: Introdução dos conceitos da tribologia aplicados ao projeto de máquinas através de estudos de pares tribológicos, envolvendo a escolha, dimensionamento e aplicação de mancais e pares tribológicos; H1: Compreender o projeto de uma máquina como ciência e tecnologia; H2: Criar e iniciar um projeto, elaborar equipe, planejar, reconhecer riscos, encerrar com termo e aceite e lições aprendidas; H3: Reconhecer o estado da arte e da técnica de princípio de funcionamento de máquinas e similares; H4: Adquirir ciência das normas de proteção ao usuário; H5: Compreender sobre design de um objeto técnico e ser um interlocutor de um design Industrial; H6: Ter visão sobre a seleção e dimensionamentos de elementos de máquinas, funcionamento, acionamentos e controle; H7: Desenvolvimento do projeto de uma máquina; aplicação dos conceitos adquiridos de outras disciplinas já cursadas; direcionamento desses conceitos particularmente à concepção da máquina operatriz e ao dimensionamento de seus elementos. Projeto e Desenhos de conjuntos e Detalhes da máquina operatriz e elementos utilizando recursos computacionais hodiernos;
1. Filosofia do projeto mecânico em máquinas operatrizes em geral; 2. Gerenciamento estratégico de projetos e Interdisciplinaridade; 3. Propriedade Intelectual e Industrial, busca e escrita de patentes; 4. Design de máquinas e normas de segurança e proteção ao operador; 5. Estrutura de máquinas: funções, materiais e fabricação; 6. Movimentação, acionamento, transmissão e controle de maquinas; 7. Tribologia, atrito/desgaste, lubrificação e engenharia e superfícies.
A disciplina está fundamentada no desenvolvimento do projeto de um equipamento, definido no início do curso, de proposição da disciplina ou de interesse do aluno. Considera a utilização das normas relacionadas; sensibiliza e trata como estratégias a necessidade de coletar, relacionar e difundir as informações: tecnológicas, concorrência comercial e questões ambientais; desperta o Conhecimento da Propriedade Intelectual como proteção e promoção industrial; atenta para as Noções da Segurança e proteção ao usuário (NR10, NR12 e NR17); sensibiliza sobre a importância da criatividade, design, ergonomia, inovação e competitividade e; informa sobre máquinas e sistemas, conceitos de tribologia, materiais e acionamento. 1. Orientação sobre a filosofia, o projeto mecânico de máquinas em geral e de elementos de máquinas e sobre a utilização das normas relacionadas; 2. Técnicas e metodologia de projeto; 3. Propriedade Intelectual e industrial: entendimento, busca e elaboração; 4. Estrutura de máquinas: função, cargas e tensões, seleção de materiais, fabricação. 5. Design em máquinas: segurança, proteção ao usuário, ergonomia, comunicação,design propriamente; 6. Noções e seleção de métodos de Movimentação Linear: princípio, componentes, atuação e controle; 7. Conhecimento, dimensionamento, seleção e aplicação de motores elétricos; 8. Introdução dos conceitos da tribologia aplicados ao projeto de máquinas, atrito, lubrificação e desgaste; 9. Noções de Hidráulica, Pneumática e Automação, diagramas e dimensionamento; 10. Desenvolvimento de um projeto de máquina onde podem ser aplicados os conceitos adquiridos de outras disciplinas já cursadas; o direcionamento desses conceitos particularmente à concepção da máquina e ao dimensionamento de seus elementos. Projeto e Desenhos de conjuntos e detalhes da máquina e elementos utilizando recursos computacionais atuais. 11. Introdução de temas relacionados com a disciplina que podem ser utilizados no projeto da máquina tais como mancais especiais, novos materiais e programas atuais para desenho mecânico.
Alexander H. Slocum. Precision Machine Design. Prentice Hall Inc. 1992. SHIGLEY, J. E., MINSCHKE, C. R., BUDYNAS, R. G. Projeto de Engenharia Mecânica. Bookman. Porto Alegre. 7 ed. 960p. 2005. McCahan S, ET AL. Projetos de engenharia - Uma introdução. LTC - Livros tec. e Científicos. 2017. 480p ISBN 13: 9788521634454. PAHL, G. et al. Projeto na Engenharia - Fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos. Edgard Blucher. São Paulo. 411p. 2005. COLLINS J. A. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas - Uma perspectiva de Prevenção da Falha. LTC - Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. 4 ed. 740p. 2008. JUNINALL, R. C., MARSHEK, K. M. Fundamentos do Projeto de Componentes de Máquinas. LTC - Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. 4 ed. 2008. NORTON, R. L. Projeto de Máquinas. Artmed. Porto Alegre. 2 ed. 931p. 2000. SHACKELFORD, J. F. Ciência dos Materiais. Pearson Education do Brasil. 6 ed. São Paulo. 555p. 2008. GÜROCAK, H. Industrial Motion Control: Motor Selection, Drives, Controller Tuning, Applications. 2015. 1-302 CALLISTER JR., W. D. Materials Science and Engineering - An Introcutiokn. John Wiley & Sons. Canadá. 3 ed. 809p. 1994. ASHBY, M. F. Materials Selection in Mechanical Design. Pergamon Press. Oxford - UK. 1 ed. 311p 1992. PURQUERIO, B. de M. Projeto Mecânico - Introdução (Apostila). EESC-USP. São Carlos. 2009. PURQUERIO, B. de M. Tribologia - Mancais Aerostáticos. (Apostila). EESC-USP. São Carlos, 2009.