Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0349 - Máquinas para Elevação e Movimentação de Materiais
Lifting and Materials Displacement Machinery

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Dar conhecimento ao aluno dos conceitos do projeto mecânico de aparelhos de elevação e transporte de materiais, de cargas e das normas de projeto relacionadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
88986 - Jaime Gilberto Duduch
2160031 - Zilda de Castro Silveira
 
Programa Resumido
1. Orientação sobre a filosofia o projeto mecânico de máquinas de elevação e transporte de cargas e de seus elementos; orientação sobre a utilização das normas relacionadas. 2. Introdução aos principais tipos de máquinas de elevação e transporte de cargas tais como as pontes rolantes, pórticos, guindastes e transportadores. 3. Conhecimento, dimensionamento e aplicação de motores elétricos para máquinas de elevação e transporte. 4. Desenvolvimento de um projeto preliminar de uma ponte rolante onde podem ser aplicados os conceitos adquiridos de outras disciplinas já cursadas e principalmente os adquiridos na disciplina; orientação sobre o direcionamento desses conceitos ao dimensionamento mecânico da ponte rolante e de seus sistemas principais. 5. Projeto e Desenhos de conjuntos e detalhes dos elementos mecânicos da ponte rolante, tais como os sistemas de elevação e de translação (blocos de elevação, rodas e freios), utilizando os recursos computacionais atuais como por .......
 
 
 
Programa
1. Orientação sobre a filosofia o projeto mecânico de máquinas de elevação e transporte de cargas e de seus elementos; orientação sobre a utilização das normas relacionadas.
2. Introdução aos principais tipos de máquinas de elevação e transporte de cargas tais como as pontes rolantes, pórticos, guindastes e transportadores.
3. Conhecimento, dimensionamento e aplicação de motores elétricos para máquinas de elevação e transporte.
4. Desenvolvimento de um projeto mecânico preliminar de uma ponte rolante onde podem ser aplicados os conceitos adquiridos na disciplina; orientação sobre o direcionamento desses conceitos ao dimensionamento mecânico da ponte rolante e de seus sistemas principais.
5. Projeto e Desenhos de conjuntos e detalhes de subconjuntos da ponte rolante, tais como os sistemas de elevação e de translação (blocos de elevação, rodas e freios) e seus elementos, utilizando os recursos computacionais atuais.
6. Introdução de temas relacionados com a disciplina que podem ser utilizados no projeto preliminar da ponte rolante.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas para a exposição dos assuntos utilizando recursos audio visuais. Aulas semanais de exercícios e de projeto dirigidos, ambos em sala.
Critério
Média geométrica das notas de provas, exercícios e projetos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Principal:
AISE número 6/69, Specification for Eletric Overthead Traveling Cranes for Steel Mill Service, Association of Iron and Steel Engineers, Pittsburg, 1969.
CMAA 70/83, Specification for Eletric Overthead Traveling Cranes, Association of Iron and Steel Pittsburg, 1983.
ERNST, H. Aparatos de Elevacion y Transporte - Princípios y elementos construtivos. v. 1. Editorial Blume. Barcelona. 339p. 1970.
NBR 7094, Motores Elétricos de Indução - Especificação, ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, São Paulo, 1996. XCII
NBR 8400, Cálculo de Equipamentos para Levantamento e Movimentação de Cargas, ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, São Paulo, 1984.
PURQUERIO, B. de M. Máquinas de Elevação e Transporte - ABC de pontes rolantes. (Apostila). EESC-USP. São Carlos. 14p. 2007.
PURQUERIO, B. de M. Máquinas de Elevação e Transporte - Cabos de aço e correntes. (Apostial). EESC-USP. São Carlos. 55p. 2006.
PURQUERIO, B. de M. Máquinas de Elevação e Transporte - dimensionamento de uma ponte rolante. (Apostila). EESC-USP. São Carlos. 82p. 2007.
PURQUERIO, B. de M. Máquinas de Elevação e Transporte - Dimensionamento de um moitão. (Apostila). EESC-USP. São Carlos. 53p. 2007.
PURQUERIO, B. de M. Motores Elétricos (Apostila). EESC-USP. São Carlos. 55p. 2007.

Complementar:
COLLINS, J. A. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas - Uma perspectiva de prevenção da falha. LTC - Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. 4 ed. 740p. 2008.
JUNINALL, R. C., MARSHEK, K. M. Fundamentos do Projeto de Componentes de Máquinas. LTC - Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. 4 ed. 2008.
NORTON, R. L. Projeto de Máquinas. Artmed. Porto Alegre. 2 ed. 931p. 2000.
PAHL, G. et. al. Projeto na Engenharia - Fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos. Edgard Blucher. São Paulo. 411p. 2005.
RUDENKO, N. Materials Handing Equipament. Peace Publishers. Moscow. 335p.
SPIVAKOVSKY, A., DYACHKOV, V. Conveyors and Related Equipament. Peace Publishers. Moscow. 439p.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0349

Clique para consultar o oferecimento para SEM0349

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP