Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0372 - Simulação de Sistemas Discretos

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina tem por objetivo fornecer os conceitos teóricos e práticos da Simulação de Sistemas Contínuos Discretos e Híbridos com ênfase na modelagem para Simulação de Sistemas Discretos.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088086 - Arthur Jose Vieira Porto
 
Programa Resumido
Introdução: o que é simulação, conceitos, sistemas, ambientes e linguagens. Porque fazer simulação. A importância da simulação. Técnicas de modelagem. O projeto de simulação. Definição do problema, definição e formulação do modelo. Aquisição dos dados e análise dos resultados. Inferência estatística. Aplicação de simulação e estudo de caso: projeto de fábrica, sistemas de distribuição de produtos, projeto de aeroportos, projeto de sistemas de movimentação de cargas.
 
Programa
Introdução: o que é simulação, conceitos, sistemas, ambientes e linguagens. Por que fazer simulação. A importância da simulação. Técnicas de modelagem. O método de Monte-Carlo, redes de Petri, Máquinas de Estado. O projeto de simulação. definição do problema, definição e formulação do modelo. Aquisição de dados. Análise de resultados. Influência estática. Aplicação de simulação. Estudo de casos.
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Aulas de demonstração. Aulas de exercícios. Aulas práticas.
Critério
Média das notas das provas, exercícios e trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
SCHRIBER, T.S. An introduction to simulation. Edited by John Wiley & Sons, 1990. PORTO, A.J.V. Simulação de sistemas discretos. Apostila, EESC/USP, 1996. HARREL, C.R. et alli System improvement using simulation. Edited by Promodel Corporation, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0372

Clique para consultar o oferecimento para SEM0372

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP