Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0388 - Princípios de Metrologia Industrial
Industrial Metrology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao estudante de engenharia os fundamentos da Metrologia Mecânica Dimensional, habilitando assim o aluno ao exame de métodos e critérios de medição, utilização de instrumentação convencional e não convencional e à aplicação dos conceitos de tolerâncias dimensionais, de forma, posição e orientação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
88986 - Jaime Gilberto Duduch
2014594 - Roberto Hideaki Tsunaki
 
Programa Resumido
Ajustes e tolerâncias; tolerâncias de forma; posição e orientação; unidades e padrões; princípios de interferometria; instrumentos convencionais; microscópios e projetos de perfís; comparadores e calibradores; estatística; aspereza superficial; medição à três coordenadas.
 
 
 
Programa
Abertura: a metrologia mecânica dimensional; sistema de ajustes e tolerâncias; tolerâncias de forma; posição e orientação - definições e técnicas de medição; unidades e padrões fundamentais; blocos padrões e princípios de interferômetria; instrumentos convencionais - escalas, paquímetros e micrômetros; microscópio de oficina e projetor de perfís; comparadores e calibradores - projeto e dimensionamento; estatística básica e princípios de controle de qualidade; metrologia da superfície - planicidade e aspereza superficial; medição à três coordenadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, aulas práticas e aulas de laboratório.
Critério
Média ponderada entre as médias em provas escritas (02 ou 03), em exercícios práticos e teóricos (10 ou 12), e dos relatórios de laboratório (10).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
LIRANI, J. Princípios de Metrologia Industrial.
DI GIACOMO, B. Princípios de metrologia industrial - roteiro de aulas práticas. NBR 6158 - 1995 Tolerâncias e ajustes. NB 176 Erros de forma e posição. FARAGO F.T. Handbook of dimensional measurement. Handbook of industrial metrology. BS 20286. ISO 286-1.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0388

Clique para consultar o oferecimento para SEM0388

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP