Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0396 - Elementos de Máquinas Térmicas e Processos Contínuos
Elements of Thermal Machines and Continuous Processes

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conhecimentos fundamentais e tecnológicos dos trocadores de calor e aplicação destes e dos acessórios nas máquinas e sistemas térmicos.
 
 
 
Programa Resumido
Classificação dos trocadores de calor. Distribuição de temperatura nos trocadores de calor. Coeficiente de transferência de calor global. O método da DMTL. O método E-NUT. Trocadores compactos. Trocadores de calor com mudança de fase. Sistemas de geração, distribuição e uso do vapor. Tubulações industriais a acessórios para ar comprimido, gases e vapores. Secadores e torres de destilação.
 
 
 
Programa
Classificação dos trocadores de calor. Distribuição de temperatura nos trocadores de calor. Coeficiente de transferência de calor global. O método da DMTL. O método E-NUT. Trocadores compactos. Trocadores de calor com mudança de fase. Sistemas de geração distribuição e uso de vapor. Tubulações industriais e acessórios para ar comprimido, gases e vapores. Secadores e torres de destilação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exemplos e exercícios práticos resolvidos pelo aluno em classe. ATIVIDADES DISCENTES: Participação nas aulas teóricas e de exemplo. Resolução dos exercícios reomendados pelo professor.
Critério
Média ponderada entre as notas dos trabalhos igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BEJAN, A. - Transferência de Calor. OZISIK, M.N. - Transferência de Calor. INCROPERA, F.P; WITT, D.P. - Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa. ARAUJO, C. - Transmissão de Calor. TELLES, P.C.S. - Tubulações Industriais.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0396

Clique para consultar o oferecimento para SEM0396

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP