Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0403 - Fundamentos da Mecânica dos Fluidos
Fundamentals of Fluid Mechanics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conhecimentos básicos da mecânica dos fluidos, destacando a aplicação aos processos e às máquinas térmicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5269909 - Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
 
Programa Resumido
Introdução à mecânica dos fluidos. Estática dos fluidos: conceito de pressão e seu campo, força hidrostática, empuxo, flutuação e estabilidade, variação de pressão num fluído. Dinâmica dos fluídos: segunda lei de Newton, pressão estática, pressão dinâmica, pressão de estagnação, equação de Bernoulli, a linha de energia e a linha piezométrica, restrições para a utilização da equação de Bernoulli. Cinemática dos fluidos: o campo de velocidade, o campo de aceleração, sistema e volume de controle. Análise com volume de controle: a equação da continuídade, as equações da quantidade de movimento, aplicação para a camada limite de um escoamento externo, a equação de energia, escomaento irreversível. Análise diferencial dos escoamentos: cinemática dos elementos fluídos, conservaçào da massa, conservação da quantidade de movimento, escoamento inviscido, escoamento viscoso (relações entre tensões e deformações, equações de Navier-Stokes). Semelhança e modelos: análise dimensional, Teorema de Buk
 
 
 
Programa
Introdução à mecânica dos fluidos. Estática dos fluidos: conceito de pressão e seu campo, força hidrostática, empuxo, flutuação e estabilidade, variação de pressão num fluído. Dinâmica dos fluídos: segunda lei de Newton, pressão estática, pressão dinâmica, pressão de estagnação, equação de Bernoulli, a linha de energia e a linha piezométrica, restrições para a utilização da equação de Bernoulli. Cinemática dos fluidos: o campo de velocidade, o campo de aceleração, sistema e volume de controle. Análise com volume de controle: a equação da continuídade, as equações da quantidade de movimento, aplicação para a camada limite de um escoamento externo, a equação de energia, escomaento irreversível. Análise diferencial dos escoamentos: cinemática dos elementos fluídos, conservaçào da massa, conservação da quantidade de movimento, escoamento inviscido, escoamento viscoso (relações entre tensões e deformações, equações de Navier-Stokes). Semelhança e modelos: análise dimensional, Teorema de Bukingham Pi, grupos adimensionais, modelos e semelhança. Escoamentos em dutos: características gerais dos escoamentos em condutos, escoamento laminar plenamente desenvolvido, escoamento turbulento, análise dimensional do escoamento em tubos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exemplos e exercícios práticos resolvidos pelo aluno em classe. ATIVIDADES DISCENTES: participação nas aulas teóricas e de exemplo. Resolução dos exercícios recomendados pelo professor.
Critério
Média ponderada entre as notas dos trabalhos. Aprovação média igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Principal: 1. Fox, R.W.; McDONALD, A.T.. Introdução à Mecânica dos Fluidos. LTC Editora Guanabara Dois S.A., Rio de Janeiro, 6ª Edição, 2006. 2. "MECÂNICA DOS FLUIDOS", R.C. Hibbleler, 1ª Edição, PEARSON EDUCATION DO BRASIL, S.A., 2016. Complementar: 1. MUNSON, B.R.; YOUNG, D.F.; OKIISHI, T.H..Fundamentos da Mecânica dos Fluidos. Tradução da 4ª edição americana. Editora Edgard Blucher Ltda. São Paulo, 2002. 2. ÇENGEL, Y.A.; CIMBALA, J.M. Mecânica dos Fluidos Fundamentos e Aplicações. McGraw-Hill, São Paulo, 1º Edição, 2007. 3. POTER, M.C.; WIGGERT, D.C.. Mecânica dos Fluidos. Tradução da Terceira Edição Norte-Americana, Editora Thomson Pioneira, São Paulo, 2004. 4. BRUNETTI, M.. Mecânica dos Fluidos. Pearson Education do Brasil Ltda., São Paulo, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0403

Clique para consultar o oferecimento para SEM0403

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP