Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0404 - Trabalho de Conclusão de Curso II
Mechanical Engineering Final Paper II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Fornecer oportunidade do aluno realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Oferecer oportunidade ao aluno de desenvolver competência na área de comunicação e expressão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
545526 - Adriano Almeida Gonçalves Siqueira
2088086 - Arthur Jose Vieira Porto
40857 - Benedito de Moraes Purquerio
660960 - Carlos Alberto Fortulan
80571 - Ernesto Massaroppi Junior
88990 - Fernando Eduardo Milioli
1117972 - Glauco Augusto de Paula Caurin
88986 - Jaime Gilberto Duduch
89559 - Jonas de Carvalho
2088642 - Jose Guilherme Sabe
2088576 - Josmar Davilson Pagliuso
2535612 - Luciana Montanari
83466 - Luiz Augusto Martin Gonçalves
5251389 - Marcelo Areias Trindade
2083212 - Mario Francisco Mucheroni
5269909 - Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
58082 - Paulo Seleghim Junior
58492 - Paulo Sergio Varoto
1963639 - Renato Goulart Jasinevicius
2014594 - Roberto Hideaki Tsunaki
5507734 - Rodrigo Nicoletti
1740703 - Sergio Rodrigues Fontes
 
Programa Resumido
Trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquirido ao longo do curso. O tema pode ser escolhido pelo orientador do projeto. Pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Estudo teórico do assunto. Metodologia. Análise de resultados. Monografia.
 
 
 
Programa
Desenvolvimento do assunto do projeto escolhido pelo orientador em comum acordo com o aluno, podendo ser inclusive tema de Iniciação Científica. Conclusão da pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Conclusão do estudo teórico do assunto. Metodologia científica e ou tecnológica utilizada. Resultados. Análise de resultados. Conclusão e apresentação final do trabalho realizado através de uma monografia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Reuniões técnicas de orientação do projeto. Pesquisa programada.
Critério
O projeto será defendido pelo aluno perante uma banca de três especialistas, com o título mínimo de mestre. Dois dos especialistas têm que ser docentes da EESC, pode ser um deles o orientador. O terceiro especialista pode ser docente de qualquer Instituto de Ensino Superior - IES ou especialista ligado ao programa de pós-graduação da EESC (mestrando, doutorando, pós-doutorando e jovem pesquisador ou pesquisador Jr.). O aluno deverá entregar três exemplares da monografia do projeto, encadernada em espiral, para a defesa durante a banca. A monografia deverá seguir o padrão estabelecido no portal www.eesc.usp.br/bliblioteca, "Revistas Eletrônica", "Diretrizes USP". O orientador, durante as três últimas semanas do semestre deverá convocar a banca examinadora segundo os critérios aqui estabelecidos. O aluno será considerado aprovado se obtiver, da banca examinadora, média aritmética maior ou igual a 5,0 (cinco). O aluno aprovado estrá obrigado a entregar ao professor orientador, antes do prazo final de entrega de notas, uma versão definitiva da monografia, em papel e em CD, que será enviada à Biblioteca. A versão definitiva, em papel, deverá ser encadernada com capa padronizada, conter uma página com os dizeres "Trabalho aprovado pela Banca Examinadora", o nome e assinatura dos membros da banca examinadora, e uma ficha catalográfica produzida pelo Serviço de Biblioteca. Vencido o prazo especificado e não tendo o aluno entregue a versão definitiva, o orientador deverá atribuir nota 3,0. Até a data para entrega de notas do processo de recuperação, mediante a entrega da versão definitiva, o orientador poderá encaminhar pedido de retificação de nota, e atribuir a nota da banca examinadora. Observação: A avaliação pela banca pode ser substituída pela comprovação de apresentação do trabalho em evento reconhecido pela comunidade científica da área. Isso é feito por meio de solicitação específica do orientador à CoC, acompanhada de parecer sobre o artigo e documentação comprobatória da publicação e apresentação pelo aluno como primeiro autor, bem como da qualidade do evento. O encaminhamento desta solicitação inclui parecer sobre a adequação do artigo aos objetivos do TCC e sobre a capacidade de apresentação oral do aluno, incluindo a nota final recomendada.
Norma de Recuperação
Quando a média atribuída pela banca for menor que 5,0 e maior ou igual a 3,0, o aluno poderá reapresentar seu projeto final de curso conforme critérios descritos acima, durante o período de recuperação definido pela CG da EESC.
 
Bibliografia
     
Principal De acordo com o tema escolhido. Complementar: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) - NBR 14724 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação, 2002. 7p. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos na EESC-USP, 2010. 20p. Disponível em: http:/www.tcc.sc.usp.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=Itemid=209. Acesso em: 25 de abril de 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0404

Clique para consultar o oferecimento para SEM0404

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP