Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0412 - Processamento de Materiais I V: Conformação
Materials Processing IV: Forming

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
A manufatura utiliza-se de vários processos para produzir peças. Especialmente na produção em grandes séries, utiliza-se dos processos de conformação dos materiais. A disciplina descreve os processos, suas aplicações, o ferramental e o equipamento utilizados, visando preparar o aluno para especificar o processo e projetar o ferramental.
 
 
 
Programa Resumido
Materiais, princípios da conformação, classificação dos processos de conformação, materiais para conformação, componentes de matrizes, ferramentas para processos de conformação (matrizes para corte, dobra e para conformar), drawing dies, cálculo de tamanhos de blanks, redução de diâmetros, forças e pressões, lubrificantes para matrizes, planejamento do processo de conformação, operações, defeitos, conformação contínua, conformação a frio, equipamentos, estampagem, corte, dobra, repuxo, lubrificação no embutimento, projeto de matrizes.
 
 
 
Programa
Materiais, princípios da conformação, classificação dos processos de conformação (laminação, extrusão, trefilação, estampagem, forjamento), materiais para conformação, componentes de matrizes, ferramentais para processos de conformação (matrizes para corte de metais, matrizes para dobrar (bending dies), matrizes para conformar (forming dies), matrizes para conformação progressiva (progressive dies), drawing dies, cálculo de tamanho de blanks, redução de diâmetros, forças e pressões, congormação por laminação), lubrificantes para matrizes, planejamento do processo de conformação, operações, defeitos, conformação contínua, conformação a frio, equipamentos, projeto de matrizes, estampagem, corte, dobra, repuxo, lubrificação no embutimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, desenvolvimento de projeto de ferramental, aulas de demonstração em oficina e visitas em indústrias e feiras.
ATIVIDADES DISCENTES: assistir as aulas teóricas e de demonstração.
Critério
Média das notas de provas e projeto.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Laminação e Forjamento dos Aços, Paul Blain, IRSID (Institut de Rechercehs de la Sidérurgie);
Mechanical Metallurgy, George E. Dieter, Metric Editions, 1988.
Extrusão de Alumínio Suas Ligas, Ed. Ventura, setembro - 1984.
Nelson. D.H., Schneider, Jr., G., Applied Manufacturing process Planning-with emphasis on Metal Forming qand Machining, Ed. Prentice Hall, 2001.
Altan, T., Oh, S., Gegel, H., Conformação dos Metais - Fundamentos e Aplicações, EESC-USP, Projeto Reenge, 1999.
Bresciani, Fo., E. Et Al. Conformação Plástica dos Metais, Ed. Unicamp, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0412

Clique para consultar o oferecimento para SEM0412

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP