Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0501 - Dinâmica Aplicada às Máquinas
Mechanics: Dynamics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno aos conceitos básicos da dinâmica de sistemas mecânicos incluindo técnicas de representação da cinemática e cinética de partículas e corpos rígidos. Fornecer requisitos para o cálculo das relaçõess cinemáticas em sistemas de corpos rígidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
864939 - Helio Aparecido Navarro
5251389 - Marcelo Areias Trindade
2083212 - Mario Francisco Mucheroni
58492 - Paulo Sergio Varoto
 
Programa Resumido
Cinemática de partículas e corpos rígidos em movimento plano. Cinemática de sistemas de corpos rígidos em movimento plano. Equações de movimento para partículas e corpos rígidos em movimento plano - 2a Lei de Newton. Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento de partículas e corpos rígidos em movimento plano. Cinemática de corpos rígidos e sistemas de corpos rígidos em movimento tridimensional. Ângulos de Euler. Equações do movimento espacial - Equações de Newton-Euler.
 
 
 
Programa
Cinemática de partículas: Sistemas de coordenadas para representação da cinemática de partículas. Análise de movimentos absolutos dependentes. Análise do movimento relativo; Cinemática de corpos rígidos em movimento plano: Movimentos de translação e rotação de corpos rígidos, Centro instantâneo de velocidade nula, Análise do movimento relativo: velocidade e aceleração - sistemas de corpos rígidos; Equações do movimento de partículas e corpos rígidos em movimento plano: Leis de Newton para o movimento, Sistemas de coordenadas para representação da 2a Lei de Newton, Momento de inércia de corpos rígidos, Equações do movimento para corpos rígidos em movimento plano; Trabalho e energia de partículas e corpos rígidos em movimento plano: Trabalho de forças e binários, Energia cinética e o principio do trabalho e energia, Potência e rendimento, Forças conservativas, energia portencial e conservação de energia; Impulso e quantidade de movimento de partículas e corpos rígidos em movimento plano: Princípios do impulso e quantidade do movimento, Conservação de quantidade de movimento para um sistema de partículas - colisão, Princípio do impulso e quantidade de movimento angulares, Conservação de quantidade de movimento angular; Dinâmica espacial de corpos rígidos: Rotação em torno de um ponto fixo, Movimento geral, Momentos e produtos da inércia - eixos principais de inércia, Equações de Newton-
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e aulas práticas. Utilização de recursos de informática e recursos audiovisuais.
Critério
Média ponderada das notas obtidas em provas e trabalho maior ou igual a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Principal:
HIBELLER, R.C., Mecânica para Engenharia, São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 10a Ed., 2005.

Complementar:
HIBELLER, R.C., Mecânica: Dinâmica, Rio de Janeiro: LTC, 8a Ed., 1999.
MERIAM, J.L., KRAIGE, L.G., Mecânica para Engenharia volume 2: Dinâmica, Rio de Janeiro: LTC, 6a Ed., 2009.
BEER, F.P., JOHNSTON JR., E.R. Mecânica vetorial para engenheiros: cinemática e dinâmica, São Paulo: Makron Books, 5a Ed., 1994.
MUCHERONI, M.F., Mecânica Aplicada às Máquinas, EESC-USP, São Carlos, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0501

Clique para consultar o oferecimento para SEM0501

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP