Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0502 - Desenho Técnico Mecânico I
Technical Drawing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade de leitura e execução de desenhos técnicos e de engenharia com ênfase no desenvolvimento da visualização espacial a partir de vistas ortográficas e na utilização de desenhosde conjuntos, com especial atenção aos conjuntos e sistemas utilizados em aplicações Aeronáuticas. Proporcionar conhecimentos e prática sobre o método de representação e as normas que regem o desenho técnico, com ênfase em desenho técnico mecânico, desenho projetivo e desenho de conjunto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088086 - Arthur Jose Vieira Porto
 
Programa Resumido
1) Introdução e responsabilidades
2) Normas e  procedimentos
3) Desenho projetivo: Vistas e conjuntos
4) Cortes, cotas e superfícies
5) Elementos Mecânicos de Fixação, união, transmissão e posicionamento
6) Elementos hidráulicos e pneumáticos
7) Conjuntos Mecânicos e CAD.
 
 
 
Programa
1) Introdução ao Desenho como linguagem técnica formal. Introdução ao Curso coma apresentação dos objetivos a serem alcançados. Definição de Desenho Técnico, materiais utilizados, postura laboral, procedimento ou método de execução. Responsabilidade técnicas relativas à confecção e uso de desenhos técnicos.
2) Tipos de traços, retas, letras e papel. Tipos de representação ideias (esquema, croqui e desenho). Tipos de complexidade de desenhos (conjunto, detalhe, montagem, etc.). Instrumentos, legendas, dobra de papel, escalas. Apresentação das normas técnicas vigentes. 
3) Introdução as perspectivas e sistemas projetivos. Diedros e projeção cilíndrica ortogonal. Projeções de peças: vistas principais, vistas especiais, vistas auxiliares, rotação de faces oblíquas.
4) Projeções a partir de perspectivas, projeções a partir de modelos físicos.
5) Execução de Cortes, semicortes, corte parcial, omissão de corte, corte em desvio, seção, seções em conjuntos de geometria complexa e interrupção.
6) Execução de cotagem: cotas, tolerâncias e símbolos.
7) Representação de estados de superfícies, tratamentos térmicos, formas e posições relativas. Introdução aos processos mecânicos de geração de forma e a representação da descrição de processo de fabricação.
8) Roscas, representação em porcas e parafusos, tipos e normas, cotagem de roscas.
9) Representação e desenho de elementos mecânicos de união e fixação (parufso, molas, rebites e soldas).
10) Representação e desenho de elementos de transmissão e posicionamento (pinos, chavetas, polias, correias, engrenagens. mancais e guias).
11) Representação e desenho de elementos e sistemas hidráulicos pneumáticos.
12) Desenho com instrumentos, desenho de conjunto, de detalhes e de montagem. Desenho Assistido por Computador: estrutura do software, procedimentos de uso e aplicações.
13) Prática com conjuntos mecânicos e aeronáuticos.


 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, sempre acompanhadas de exercícios práticos para fixação do conteúdo. Aulas de exercícios. Recursos audiovisuais. ATIVIDADES DISCENTES: participação em aulas teóricas e de exercícios. Leitura da bibliografia. Execução de trabalhos práticos. Realização de provas.
Critério
Aprovação com média final calculada como sendo a Média ponderada das notas atribuídas em provas e trabalhos práticos. As médias relativas a (s) prova (s) teórica (s) e ao (s) trabalho (s) prático (s) deverão ser individualmente superiores a cinco (5,0).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) Prova teórica 2) Execução de trabalhos práticos 3) As notas da teoria e da prática deverão ser individualmente superiores a cinco (5,0). 4) Média final será a média ponderada das médias atribuídas em provas e trabalhos práticos. O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
PORTO, A. et all: Notas de aula (sempre disponíveis no alto da disciplina).
FRENCH, T. E., VIERCK, C. J.  - Desenho Técnico Mecânico e Tecnologia Gráfica. Porto Alegre. Editora: Globo, 1995.
GIESECKE, Frederick E., et al, Comunicação Gráfica Moderna. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SILVA, A., Ribeiro C. T.; Sousa, L. Desenho Técnico Moderno, LTC, 4 edição, Rio de Janeiro, 2006.
Normas ABNT (NBR 8403, NBR 8404, NBR 8196, NBR 8993, NBR 10067, NBR 10068, NBR 10126, NBR 10582, NBR 10647, NBR 12288, NBR 12298 e NBR 13142).
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0502

Clique para consultar o oferecimento para SEM0502

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP