Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0521 - Tópicos em Engenharia de Projeto
Topics on Design

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação:

Objetivos
Esta matéria tem uma estrutura semelhante à SEM0523-Laboratórios em Engenharia de Projeto, somente que se trata aqui de Monografias. O objetivo é desenvolver a capacidade de pesquisa e redação de temas técnico-científicos que normalmente não são oferecidos ou por serem muito específicos ou por simplesmente não caberem nas ementas normais, e entretanto se prestam para autoaprendizado e são necessários para a formação do aluno. O(s) Professor (es) da disciplina disponibilizam uma carteira de títulos de monografias, permanentemente atualizada. Os alunos escolhem as monografias (mínimo de 4) da lista ou mesmo sugerem títulos a serem desenvolvidos. Cada monografia tem um roteiro e bibliografia inicial de referência. Não existem aulas formais. Todas as monografias devem ter uma estrutura de tópicos formalmente semelhante, para que ao final de vários anos se possa compilá-las e transformá-las em material didático e/ou fazer parte do site do curso.
 
 
 
Programa Resumido
São elaboradas de 4 a 5 monografias dentro da lista abaixo: Processos Metalúrgicos: Sintetização; Processos Metalúrgicos: Solda; Processamento de plásticos: injeção e extrusão; Processos de endurecimento superficial por deposição; Projeto e seleção de bombas hidráulicas (monografia obrigatória); Análise e aplicação de sistemas mecânicos simples (por ex: fechaduras, biela-manivela, freios, relógios mecânicos, balanças, etc); Análise e aplicação de sistemas elétricos simples (por ex: motores, dínamos, solenóides, diodos, etc); Análise e aplicação de sistemas mecatrônicos simples (por ex: motores de passo, atuadores piezo, etc); Análise e aplicação de sistemas hidráulico/pneumáticos simples (por ex: bombas, atuadores, válvulas, etc); Análise e aplicação de sistemas ópticos simples (por ex: lasers, lentes, difratores, etc); Etc.
 
 
 
Programa
São elaboradas de 4 a 5 monografias dentro da lista abaixo: Processos Metalúrgicos: Sintetização; Processos Metalúrgicos: Solda; Processamento de plásticos: injeção e extrusão; Processos de endurecimento superficial por deposição; Projeto e seleção de bombas hidráulicas (monografia obrigatória); Análise e aplicação de sistemas mecânicos simples (por ex: fechaduras, biela-manivela; freios, relógios mecânicos, balanças, etc); Análise e aplicação de sistemas elétricos simples (por ex: motores, dinamos, solenóides, diodos, etc); Análise e aplicação de sistemas mecatrônicos simples (por ex: motores de passo, atuadores piezo, etc); Análise e aplicação de sistemas hidráulico/pneumáticos simples (por ex: bombas, atuadores, válvulas, etc); Análise e aplicação de sistemas ópticos simples (por ex: lasers, lentes, difratores, etc); Etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho orientado.
ATIVIDADES DISCENTES: Elaboração de monografias.
Critério
Média final = Média das notas da monografia.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia consta de cada roteiro da monografia.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0521

Clique para consultar o oferecimento para SEM0521

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP