Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0522 - Teoria e Metodologia do Projeto
Engineering Design

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Trata-se de uma disciplina de cunho formativo que apresenta o projeto de engenharia, especificamente o projeto mecânico e de produto, de forma sistemática. Assim, são apresentadas as principais fases do processo do projeto dentro do ciclo de desenvolvimento de um produto industrial. No curso são dadas ênfases às duas primeiras fases: projeto informacional e conceitual, nas quais são apresentadas teorias e técnicas para busca e solução de problema, com o objetivo de se obter algum grau de inovação no projeto conceitual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2160031 - Zilda de Castro Silveira
 
Programa Resumido
1. Definições em metodologia do projeto: modelos de referência para desenvolvimento de produtos industriais; 2. O processo de desenvolvimento de projeto: fases e tarefas; 3. Projeto informacional: ferramentas de apoio as tomadas de decisão junto ao usuário; 4. Projeto Conceitual: Sistemas técnicos - Diagrama lógico M-E-S, Análise funcional; 5. Projeto Conceitual: métodos de ponderação para tomada de decisão; 6. Projeto Conceitual: Metodologia da Análise do valor; 7. Projeto Conceitual: FMEA aplicado ao projeto; 8. Processo para geração de um protótipo visual/funcional utilizando sistema CAD e Impressão 3-D; 9. Desenvolvimento de um projeto.
 
 
 
Programa
Definições de projeto genérico e de projetos de engenharia. Apresentação do ciclo de desenvolvimento de um produto industrial e definição das atividades do processo do projeto. Discussão de cada fase de desenvolvimento, com foco no projeto informacional e conceitual e suas tarefas. Apresentações de busca e solução de problemas e oportunidade de desenvolver graus de inovação dentro das propostas de melhora. Definição do FMEA de projeto. Para a geração das soluções do projeto conceitual, apresentação do conceito de manufatura aditiva e técnicas de geração de protótipo físico a partir delas. Discussão do conceito de Impressão 3-D e de geração de protótipos com tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; interativas por meio de exercícios propostos em aula. ATIVIDADES DISCENTES: Assistir aulas teóricas e elaborar trabalhos práticos em classe.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas às provas pré-definidas no semestre.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BÁSICA (livro-texto): PAHL, G.; BEITZ, W.; FEDHUSEN, J.; GROTE, K.H. (2007) Engineering Design: a systematic approach. Springer, 3ª ed. 617p. BAXTER, M. (2003) Projeto do Produto. 2ª Edição. Edgard Blücher. 260p. CHENG, L.C. Melo Filho, L.D.R. (2007) QFD-Planejamento de Qualidade. Editora Edgard Blücher, 568p. RODRIGUES, A.R.; SOUZA, A.F.; BRANDÃO, L.C.; BRAGHINI Jr.; A.; SILVEIRA, Z.C. (2015) Desenho Técnico Mecânico: Projeto e Fabricação no desenvolvimento de produtos industriais. ISBN-10: 85-352-7423-5; ISBN-13: 978-352-7423-3. Editora: Elsevier. 512p. COMPLEMENTAR MOTT.=, R.L., Machine elements in mechanical Design. 5th. Ed. Pearson, 2014. COLLINS, J.A. Projeto mecânico de elementos de máquinas. L.T.C. John Wiley & Sons. 2006. 740p. CALLIESTER, Jr., W.D. (1994) Materials Science and Engineering - An Introcution. John Wiley & Sons. Canadá. 3 ed. 809p. CSILLAG, J.M. (1995) Análise do valor: metodologia do valor. 4ª Edição. Editora: Atlas. 370p. ROZENFELD, H. et al. (2006) Gestão de desenvolvimento de produtos. Editora: Saraiva. ULLMAN, K.T.; SPRINGER, S.D. (1992) Product design and development. McGraw-Hill.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0522

Clique para consultar o oferecimento para SEM0522

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP