Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0522 - Métodos de Projeto Aplicados à Engenharia
Design Methods

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências
específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a
seguir:
C1: Entender e diferenciar as fases referentes às atividades de projeto de engenharia, para diferentes
categorias de produtos;
C2: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto para a fase informacional do projeto de
engenharia
C3: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto classificados para busca e solução de
problemas, para a fase conceitual do projeto de engenharia
C4: Aplicar de forma sistemática, os métodos de projeto apresentados em C1, C2 e C3 em um problema
de engenharia.
C5: Gerar a partir de C4, um mock-up físico para avaliação do conceito desenvolvido.
H1: Ser capaz de selecionar métodos de projeto para problemas específicos de engenharia;
H2: Ser capaz de organizar uma análise sistemática na fase informacional do problema, incluindo o
conceito de projeto participativo;
H3: Ser capaz de diferenciar, que as duas fases iniciais do projeto (Informacional e Conceitual) permitem
maior oportunidade de gerar soluções inovativas
H4: Produzir um protótipo conceitual utilizando tecnologias de apoio, como Impressão 3D.
H5: Desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar (focado em Tecnologia Assistiva),
em parceria grupos de pesquisa na área da saúde, tanto pesquisadores e docentes de Universidades,
quanto órgãos da sociedade civil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2160031 - Zilda de Castro Silveira
 
Programa Resumido
1. Introdução ao projeto de engenharia: atividades de projeto dentro do ciclo de vida do produto;
2. Etapas do ciclo do produto e atividades de projeto;
3. Projeto Informacional: Levantamento e refinamento dos Requisitos do Usuário;
4. Método do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e matriz da qualidade de projeto;
5. Método TRIZ (Teoria dos Princípios Inventivos);
6. Integração da Matriz da qualidade de Projeto e TRIZ;
7. Projeto Conceitual: estruturação lógica/ funções neutras e técnicas de projeto para busca e seleção de
problemas;
8. Conceitos da Impressão 3D dentro do Design for Additive Manufacturing (DFAM) e mock-up;
9. Interação com núcleos e entidades ligadas a tecnologia assistiva e de empresas/centros de
desenvolvimento de projetos com foco em pesquisa e desenvolvimento/inovação, com visita técnica.
 
 
 
Programa
Introdução ao projeto de engenharia inserido no ciclo de desenvolvimento do produto (série, customizado em massa e customizado); Apresentação das atividades de projeto e suas fases; Projeto
Informacional (procedimentos e técnicas de coleta de dados junto aos usuários; método QFD com foco na elaboração da matriz da qualidade de projeto, integração da matriz da qualidade de projeto com a técnica TRIZ (Teoria dos Princípios Inventivos); Elementos fundamentais para escrita de patente. Projeto
Conceitual: técnicas de estruturação lógica da estrutura de projeto: diagrama Matéria-Energia-Informação
– MEI; Brainstorimg; matriz morfológica; conceito de projeto Axiomático e conceitos de FMEA. Visão geral do uso da impressão 3D como técnica de projeto e fabricação para geração de protótipos de conceito. Desenvolvimento e geração de mock-up de um problema de engenharia. As duas primeiras fases inseridas nas atividades de projeto de engenharia, permitem treinar habilidades de comunicação técnica e interpessoal nos grupos de projeto; motivando a pesquisa de soluções de forma inter e multidisciplinar A disciplina fundamenta as duas fases iniciais do projeto de engenharia, as quais permitem que o aluno possa utilizar conceitos básicos do ciclo inicial do curso de graduação, experiências individuais estendidas ao grupo de trabalho/projeto, com o aprendizado e implementação de técnicas e métodos de projeto.  
O resultado são soluções técnicas conceituais virtuais/físicas, fundamentais para que o projeto
possa ser continuado de forma assertiva para pré-dimensionamento, detalhamento e otimização, e seguir a linha de produto para o qual foi concebido. (mudei para o final)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: A avaliação é feita por apresentações orais, uma pré-entrega intermediária do projeto, ambas com discussões breves entre as docente-alunos, com retorno formal do docente aos alunos dos grupos de trabalho, com uma avaliação individual. Método: Aulas expositivas, incluindo uso de multimídia; tarefas desenvolvidas em equipe; Planejamento aditivo de partes do mock-up; Palestras externas; visita técnica complementar (mudei para depois de programa) e entrevistas com profissionais e pesquisadores.
Critério
Critério: Média ponderada de notas atribuídas a pré-verificações do projeto; apresentações orais e avaliações individuais O aluno deve ter uma média individual igual ou superior a 5,0 (cinco), para aprovação e frequência nas aulas igual ou superior a 75%. Critério de Aprovação: A aprendizagem é observada e, posteriormente avaliada por meio de apresentações orais ao final do primeiro mês de aula, com a determinação do problema a ser estudado, seu contexto socioeconômico e pesquisas preliminares com produtos comerciais e bases de patentes. Em seguida, há desenvolvimento prático sistematizado do projeto em grupos de alunos, com temas diferenciados para cada grupo, a partir das aulas teóricas, de forma intercalada ao longo do semestre, inclusive com palestras e conversas com profissionais da área da saúde e potenciais usuários. Uma avaliação individual auxilia na observação da aprendizagem. Uma visita técnica é prevista, como atividade complementar em centro de referência de pesquisa interdisciplinar.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Baxter, M. (2003) Projeto do Produto. 2a. Edição. Edgard Blücher. 260p.
Cheng, L.C. Melo Filho, L.D.R. (2007) QFD- Planejamento da Qualidade. Editora Edgard Blücher. 568p.
Pahl, G.; et al. (1996) Engineering Design: a systematic approach. Springer-Verlag.
Silveira, Z. C. (2018) Notas de aula: SEM 0522 e SEM 5910. SEM-EESC-USP. 73p.
Ullman, D. G. The mechanical design process. Fourth Ed. New York: McGraw-Hill, 2010.
Ulrich, K. T.; Eppinger, S. D. Product design and development. Sixth Ed. New York: McGraw-Hill Education, 2015.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Entidades filantrópicas de assistência a grupos com pessoas com funções reduzidas (APAE, ACORDE) da cidade de São Carlos, grupos de pesquisa em Tecnologia Assistiva (UFSCar e UFTM).
Objetivos da atividade
Interação do estudante de graduação/grupo de projeto com problemas reais de pessoas com funções reduzidas, por meio do contato direto com profissionais da área da saúde e de forma indireta com potenciais usuários (nem sempre possível, porque é necessário um projeto aprovado por comitês de ética, que ocorre em nível de pós-graduação). Utilizar métodos de projeto de engenharia como forma de comunicação técnica com esses profissionais, de forma a gerar projeto participativo nas fases iniciais do desenvolvimento do projeto. O principal objetivo da disciplina é desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar.
Descrição da atividade
Com base em um levantamento inicial da função reduzida e dos potenciais causas, os alunos elaboram e utilizam um questionário semiestruturado e o digrama de comparação aos pares para refinar e adicionar requisitos do usuário para elaboração da matriz da qualidade (do método QFD) por meio de conversa direta com os profissionais da área da saúde. É um processo iterativo e interativo.
Indicadores de avaliação da atividade
A exemplo do que já vem ocorrendo, profissionais da área de saúde (APAE-São Carlos e pesquisadoras da área de Tecnologia Assistiva da UFSCar), que participam durante o período de oferecimento da disciplina, em conjunto com docentes da área de engenharia e doutorandos nas áreas de interface engenharia mecânica/Terapia Ocupacional, avaliam os projetos. Os estudantes fazem apresentações com pôsteres/mock-up e avaliações direta entre grupo de alunos da engenharia e avaliadores, tendo feedback ao final do evento por parte dos profissionais da saúde/engenharia e incorporados ao projeto final. A cada ano outras formas de apresentação também serão elaboradas para que haja um ambiente de aprendizagem interdisciplinar e continuidade dos trabalhos sob a forma de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Cientifica (tanto na área de engenharia mecânica/materiais e manufatura, quanto de Terapia Ocupacional), como já tem ocorrido nos últimos 5 anos.

Clique para consultar os requisitos para SEM0522

Clique para consultar o oferecimento para SEM0522

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP