Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a seguir: C1: Entender e diferenciar as fases referentes às atividades de projeto de engenharia, para diferentes categorias de produtos; C2: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto para a fase informacional do projeto de engenharia C3: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto classificados para busca e solução de problemas, para a fase conceitual do projeto de engenharia C4: Aplicar de forma sistemática, os métodos de projeto apresentados em C1, C2 e C3 em um problema de engenharia. C5: Gerar a partir de C4, um mock-up físico para avaliação do conceito desenvolvido. H1: Ser capaz de selecionar métodos de projeto para problemas específicos de engenharia; H2: Ser capaz de organizar uma análise sistemática na fase informacional do problema, incluindo o conceito de projeto participativo; H3: Ser capaz de diferenciar, que as duas fases iniciais do projeto (Informacional e Conceitual) permitem maior oportunidade de gerar soluções inovativas H4: Produzir um protótipo conceitual utilizando tecnologias de apoio, como Impressão 3D. H5: Desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar (focado em Tecnologia Assistiva), em parceria grupos de pesquisa na área da saúde, tanto pesquisadores e docentes de Universidades, quanto órgãos da sociedade civil.
1. Introdução ao projeto de engenharia: atividades de projeto dentro do ciclo de vida do produto; 2. Etapas do ciclo do produto e atividades de projeto; 3. Projeto Informacional: Levantamento e refinamento dos Requisitos do Usuário; 4. Método do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e matriz da qualidade de projeto; 5. Método TRIZ (Teoria dos Princípios Inventivos); 6. Integração da Matriz da qualidade de Projeto e TRIZ; 7. Projeto Conceitual: estruturação lógica/ funções neutras e técnicas de projeto para busca e seleção de problemas; 8. Conceitos da Impressão 3D dentro do Design for Additive Manufacturing (DFAM) e mock-up; 9. Interação com núcleos e entidades ligadas a tecnologia assistiva e de empresas/centros de desenvolvimento de projetos com foco em pesquisa e desenvolvimento/inovação, com visita técnica.
Introdução ao projeto de engenharia inserido no ciclo de desenvolvimento do produto (série, customizado em massa e customizado); Apresentação das atividades de projeto e suas fases; Projeto Informacional (procedimentos e técnicas de coleta de dados junto aos usuários; método QFD com foco na elaboração da matriz da qualidade de projeto, integração da matriz da qualidade de projeto com a técnica TRIZ (Teoria dos Princípios Inventivos); Elementos fundamentais para escrita de patente. Projeto Conceitual: técnicas de estruturação lógica da estrutura de projeto: diagrama Matéria-Energia-Informação – MEI; Brainstorimg; matriz morfológica; conceito de projeto Axiomático e conceitos de FMEA. Visão geral do uso da impressão 3D como técnica de projeto e fabricação para geração de protótipos de conceito. Desenvolvimento e geração de mock-up de um problema de engenharia. As duas primeiras fases inseridas nas atividades de projeto de engenharia, permitem treinar habilidades de comunicação técnica e interpessoal nos grupos de projeto; motivando a pesquisa de soluções de forma inter e multidisciplinar A disciplina fundamenta as duas fases iniciais do projeto de engenharia, as quais permitem que o aluno possa utilizar conceitos básicos do ciclo inicial do curso de graduação, experiências individuais estendidas ao grupo de trabalho/projeto, com o aprendizado e implementação de técnicas e métodos de projeto. O resultado são soluções técnicas conceituais virtuais/físicas, fundamentais para que o projeto possa ser continuado de forma assertiva para pré-dimensionamento, detalhamento e otimização, e seguir a linha de produto para o qual foi concebido. (mudei para o final)
Baxter, M. (2003) Projeto do Produto. 2a. Edição. Edgard Blücher. 260p. Cheng, L.C. Melo Filho, L.D.R. (2007) QFD- Planejamento da Qualidade. Editora Edgard Blücher. 568p. Pahl, G.; et al. (1996) Engineering Design: a systematic approach. Springer-Verlag. Silveira, Z. C. (2018) Notas de aula: SEM 0522 e SEM 5910. SEM-EESC-USP. 73p. Ullman, D. G. The mechanical design process. Fourth Ed. New York: McGraw-Hill, 2010. Ulrich, K. T.; Eppinger, S. D. Product design and development. Sixth Ed. New York: McGraw-Hill Education, 2015.