Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0523 - Laboratórios de Engenharia de Projeto
Topics in Engineering Design

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina oferece ao aluno o contato com a parte experimental do curso. É constituída por um conjunto de temáticas que são estruturadas por uma série de práticas de laboratórios. As práticas de laboratório reúnem, e complementam conhecimentos relevantes para a vida profissional do futuro engenheiro. É apresentada uma carteira de títulos de temáticas e em função do interesse dos alunos ocorre a escolha de algumas das temáticas que desencadeiam a seleção das práticas de laboratório associadas (mínimo de 7) a serem desenvolvidas. Em função da necessidade específica da turma novas práticas podem ser propostas e desenvolvidas. Cada prática tem um roteiro, bibliografia e experimentação que podem ser estruturadas por aulas formais e palestras convite aos profissionais ou professores da área, seguida de experimentação em laboratório.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
660960 - Carlos Alberto Fortulan
 
Programa Resumido
Temáticas de projetos são apresentadas e outras propostas são requeridas aos alunos. A disciplina apresenta como temáticas padrão: Banco de serigrafico, Simulação em Sistemas Finitos, Banco para medição de força de atrito e Cadeira de rodas. Estas temáticas concentram conceitos básicos de pneumática; elétrica; controle; simulação; aquisição, análise e documentação de dados; tensões; movimentação linear e noções sobre o Programa de Prevensão de Riscos de Prensas e Similares (PPRPS). Anualmente novas temáticas são desenvolvidas.
 
 
 
Programa
São realizadas de sete a dez Práticas de Laboratório (PL's) nos Laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica dentro da lista abaixo: projeto mecânico - tomada de decisões; construção de protótipos; novos materiais: granito sintético, cerâmica, compósitos; dinâmica: ensaio de medidas modais em vibrações; medidas mecânicas: medidas de deformações e tensões por extensometria; medidas de deslocamentos, velocidades e acelerações em vibrações; robótica: programação de robôs; conformação: estampagem, calandra, corte de chapas; sistemas óticos: interferômetria de raios laser; pneumática e hidráulica, controle lógico programável; simulação e experimentação pneumática-elétrica-lógica; CAM: programação CNC; Programação orientada objeto: LabView; entre outras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
ATIVIDADES DISCENTES: Participação da realização de práticas de laboratório; elaboração de relatórios e apresentação de seminários.
Seminário: os alunos deverão apresentar aos participantes da disciplina sua temática principal e correlações, de maneira a compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridas.
Critério
Média final = média das notas dos relatórios das práticas, participação nas aulas e nota de apresentação de seminário.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Principal:
Pahl, G. et al. (2005). Projeto na Engenharia. Editora Edgard Blücher, 6ª edição;
Slocum, A. H. (1992). Precision Machine Design. Prentice Hall;
Kright, C. V.; McDonald, G.H. Atributes of a Modern Mechanical Engineering Laboratory: Proceedings of the 2005 American Society for Engineering Education Annual.

Complementar:
Bibliografias específicas serão apresentadas a cada prática de laboratório.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0523

Clique para consultar o oferecimento para SEM0523

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP