Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0528 - Introdução à Engenharia Mecatrônica
Introduction to Mechatronics

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Disciplina de caráter formador, trata de assuntos relativos ao desenvolvimento do aluno ao longo do curso com o objetivo de promover uma educação baseada em problemas de engenharia e permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos no desenvolvimento de projetos, levando-se em consideração o perfíl do Engenheiro a ser formado.
 
 
 
Programa Resumido
Disciplina de caráter formador, trata de assuntos relativos ao desenvolvimento do aluno ao longo do curso com o objetivo de promover uma educação baseada em problemas de engenharia e permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos no desenvolvimento de projetos, levando-se em consideração o perfil do Engenheiro a ser formado. Está focada nas seguintes premissas: Domínio de técnicas experimentais; Comunicação de idéias; Uso do computador como ferramenta; Concepção de projetos profissionais integrados na solução de problemas reais; Aprendizagem através de equipes; Obtenção de habilidades duradouras. Trabalho iniciado na disciplina tem prosseguimento nas disciplinas denominadas Problemas de Engenharia Mecatrônica.
 
 
 
Programa
Esta disciplina está focada nas seguintes premissas: Domínio de técnicas experimentais; Comunicação de idéias; Uso do computador como ferramenta; Concepção de projetos profissionais integrados na solução de problemas reais: Aprendizagem através de equipes; Obtenção de haiblidades duradouras. Trabalho iniciado na disciplina tem prossseguimento nas disciplinas denominadas Problemas de Engenharia Mecatrônica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, exercícios dirigidos, projetos, trabalhos.
Critério
Média ponderada entre provas, exercícios e trabalhos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Histand, M., Alciatore, D., Introduction to Mechatronics and Measurement Sytems. Necsulescu, D.S., Mechatronics.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0528

Clique para consultar o oferecimento para SEM0528

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP