Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0540 - Elementos de Automação
Elements of Automation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir conceitos básicos de automação industrial e seus elementos de atuação e controle. Serão estudados os sistemas de atuação hidráulicos, pneumáticos e elétricos. Já no que tange o controle, serão apresentados o Controlador Lógico Programável (CLP) e algumas de suas linguagens e técnicas de programação. A disciplina prevê atividades práticas de laboratório e viagens didáticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
10454493 - Thiago Boaventura Cunha
 
Programa Resumido
Introdução à automação industrial; sistemas de atuação hidráulicos e pneumáticos; atuadores elétricos para automação industrial; introdução ao CLP e suas linguagens de programação; fechamento de malha.
 
 
 
Programa
Introdução à automação industrial e robótica; Revisão da resposta  de sistemas dinâmicos; Introdução à sistemas hidráulicos; Circuitos hidráulicos e eletro-hidráulicos; Modelagem de sistemas hidráulicos; Introdução à sistemas pneumáticos e eletropneumáticos; Métodos de projeto de circuitos; Montagem de circuitos hidráulicos e pneumáticos em laboratório; Servomotores elétricos; Introdução ao CLP; Linguagens de programação de CLPs; Diagrama Ladder; Álgebra booleana para programação de CLPs; Programação de circuitos combinacionais; Máquinas de estado finitos; GRAFCET; Programação de CLPs  em laboratório; Fechamento de malhas de controle; Visitas técnicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, exercícios e trabalhos dirigidos, aulas de laboratório.
Critério
Média ponderada entre prova(s), trabalhos, exercícios e relatórios de aulas de laboratório. Os pesos atribuídos às notas de atividades coletivas serão informados no início do semestre, podendo estes estarem vinculados ao desempenho do aluno em atividades individuais.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas pode se estender do fim do semestre vigente até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Principal: DE NEGRI, V. J. Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos para Automação e Controle – PARTES I, II e III. [S.l.], 2001; FIALHO, Arivelto Bustamante. Automação hidráulica: Projetos, dimensionamento e análise de circuitos, 4a edição. São Paulo, 2006; 
PRUDENTE F. Automação Industrial PLC: Teoria E Aplicações. Grupo Gen-LTC, 2000; 
PRUDENTE F. Automação industrial pneumática: teoria e aplicações. Grupo Gen-LTC. 2000; 
DA SILVA MOREIRA, Ilo. Sistemas hidráulicos industriais. Senai-SP Editora, 2015; 
DA SILVA MOREIRA, Ilo. Técnicas de construção de esquemas pneumáticos de comando. Senai-SP Editora, 2013.

Complementar: PARKER. Tecnologia hidráulica industrial. Apostila M2001-1BR, São Paulo: Parker Hannifin Corporation, 1999; PARKER. Tecnologia pneumática industrial. Apostila M1001BR, São Paulo: Parker Hannifin Corporation, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0540

Clique para consultar o oferecimento para SEM0540

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP