Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: SEM0562 - Análise Computacional de Estruturas

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2013 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é mostrar os aspectos teóricos e práticos relacionados à analise estrutural de componentes mecânicos, utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF) como ferramenta de cálculo matricial e auxiliado por computador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1878439 - Ronaldo Carrion
 
Programa Resumido
O desenvolvimento de códigos computacionais baseados em métodos numéricos para engenharia é de grande importância para o engenheiro, pois estabelece as bases conceituais e os limites de aplicação dos mesmos. Está disciplina abordará o enfoque computacional do MEF e suas aplicações em análise de estruturas.
 
 
 
Programa
1. Programação por linhas de comando no MatLab: comandos básicos para programação como if-else, for, plot, fopen, fclose, load etc;2. Técnicas de Aproximação: Método dos Resíduos Ponderados - Galerkin, Método Variacional - Rayleigh-Ritz.3. Problema de valor de contorno unidimensional - aplicação do MEF em barra e viga com definições de matriz de rigidez e vetor de carregamento;4. Problema de valor de contorno bidimensional - aplicação do MEF com elementos planos;5. Elementos isoparamétricos;6. Análise dinâmica – Elemento finito de barra
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com posterior desenvolvimento de códigos computacionais.
Critério
Programas computacionais: peso 8, exercícios: peso 2
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
c) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
HUGHES, T. J. R. The Finite Element Method – linear static and dynamic finite element analysis. New Jersey: Dover Publications, 2000.BITTENCOURT, M. L. Análise Computacional de Estruturas. Campinas: Editora da UNICAMP, 2010.ASSAN, A. E. Método dos elementos finitos. 2ª.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.SORIANO, H. L. Método de Elementos Finitos em Análise de Estruturas. São Paulo: Editora da USP, 2003.CHAPMAN, S. J. Programação em MatLab para Engenheiros. 2ª ed. São Paulo: Editora Cengage, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para SEM0562

Clique para consultar o oferecimento para SEM0562

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP