Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a seguir: C1: Entender e diferenciar as categorias de equipamentos mecânicos, de acordo com a função de projeto requerida C2: Aprender diferentes mecanismos, que se configuram para tornar viável um projeto de engenharia; C3: Aprender a visualizar um projeto, como subsistemas mecânicos ou módulo técnicos interligados; C4: Aprender a sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso necessários para desenvolver um projeto de engenharia; H1: Ser capaz de visualizar as diferentes atividades de projeto, no desenvolvimento de um problema de engenharia; H2: Ser capaz de selecionar e pré-dimensionar, com um conjunto de critérios sistemas de movimentação linear; H3: Ser capaz de selecionar uniões eixo-eixo e pré-dimensionar as uniões parafusadas; H4: Ser capaz de selecionar mancais para eixo (guias) e eixos rotativos; H5: Ser capaz de sistematizar o conhecimento, convergindo para o desenvolvimento e tomadas de decisões técnicas durante a elaboração de um projeto mecânico, a partir das Habilidades descritas de H1 a H4;
1. Introdução ao projeto de sistemas mecânicos: categorias de equipamentos e suas funções técnicas na cadeia produtiva; exemplos e discussões sobre tipos de estruturas e sistemas de movimentação linear; 2. Definição de envelope de trabalho (Build) e os elementos mecânicos básicos de um sistema de acionamento de um equipamento; 3. Definição, apresentação e discussões sobre os projetos propostos; 4. Movimentação linear: definições, seleção e dimensionamento de fusos de potência; 5. Conceitos de transmissão de potência e de movimentação linear: definições de sistemas rígidos e flexíveis e seleção e dimensionamento de sistemas de correia/polias; 6. Considerações sobre a influência dos processos de fabricação e montagem sobre as tomadas de decisões técnicas no projeto; 7. Uniões eixo-eixo: considerações para aplicação em sistemas mecânicos; 8. Seleção e dimensionamento de uniões parafusadas; 9. Mancais de deslizamento: definições, regimes de lubrificação e pré-dimensionamento; 10. Definições, considerações e seleção de motores (elétricos e de passo) aplicado a sistemas mecânicos; 11. Modelagem geométrica com foco nas funções de projeto, conceitos de Desenho Técnico Mecânico e simplificações para sua exportação para Análise de Elementos Finitos.
Introdução ao projeto de sistemas mecânicos: categorias de equipamentos e suas funções técnicas na cadeia produtiva; exemplos e discussões sobre tipos de estruturas e sistemas de movimentação linear; Definição de envelope de trabalho (Build) e os elementos mecânicos básicos de um sistema de acionamento de um equipamento; Definição, apresentação e discussões sobre os projetos propostos; Movimentação linear: definições, seleção e dimensionamento de fusos de potência; Conceitos de transmissão de potência e de movimentação linear: definições de sistemas rígidos e flexíveis e seleção e dimensionamento de sistemas de correia/polias; Considerações sobre a influência dos processos de fabricação e montagem sobre as tomadas de decisões técnicas no projeto; Uniões eixo-eixo: considerações para aplicação em sistemas mecânicos; Seleção e dimensionamento de uniões parafusadas; Definições, considerações e seleção de motores (elétricos e de passo) aplicado a sistemas mecânicos; Modelagem geométrica com foco nas funções de projeto, conceitos de Desenho Técnico Mecânico e simplificações para sua exportação para Análise de Elementos Finitos. A disciplina converge os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos módulos de aprendizado referentes às áreas de projeto, manufatura e parcialmente de materiais com as tomadas de decisões técnicas e elaboração de uma solução técnica aplicados ao desenvolvimento de um equipamento mecânico. Com a disciplina anterior SEM 0522, aprende as quatro fases que compreende as atividades de projeto, dentro do processo de desenvolvimento de um projeto de engenharia mecânica.
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