Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a seguir: C1: Compreender e diferenciar as diferentes configurações de veículos aéreos autônomos; C2: Ter noções básicas de Sistemas de Visão Computacional embarcados em veículos aéreos autônomos; C3: Compreender quais são o sensores embarcados e suas funções no controle de voo de veículos aéreos autônomos; C4: Compreender quais são as características essenciais dos hardwares e sistemas operacionais embarcados em veículos aéreos autônomos; C5: Ter noções básicas de sistemas de auto-localização, de fusão sensorial, de navegação, de planejamento de trajetórias e de desvio de obstáculos empregados em voo de veículos aéreos autônomos; C6: Compreender os aspectos legais e éticos envolvidos no uso de veículos aéreos autônomos. H1: Ser capaz de modelar, analizar e compreender diferentes configurações de veículos aéreos autônomos; H2: Utilizar os conhecimentos multidisciplinares que envolvem conceitos de mecânica, eletrônica e computação para sintetizar ou selecionar técnicas de controle, de navegação, de planejamento de trajetória e de desvio de obstáculos básicas e avançadas em veículos aéreos autônomos, que sejam adequadas para uma aplicação em engenharia; H3: Ser capaz de modelar e simular diferentes técnicas de controle, de navegação, de planejamento de trajetória e de desvio de obstáculos básicas e avançadas básicas e avançadas para veículos aéreos autônomos; H4: Desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar que empregue veículos aéreos autônomos, em parceria com grupos de pesquisa, tanto pesquisadores e docentes de Universidades, quanto órgãos da sociedade civil.
Introdução, Histórico, Configurações, Sistemas de Visão Computacional, Sistemas Embarcados de Sensoriamento e de Processamento, Sistemas Operacionais, Sistemas de Navegação: Planejamento de Trajetórias e Desvio de Obstáculos, Sistemas de Auto-localização, Fusão Sensorial, Sistemas de Controle, Aspectos Éticos e Legais.
. Introdução e Histórico de Veículos Aéreos Autônomos. . Configurações de Veículos Aéreos Autônomos: Asa Fixa, Asa Rotativa, Blimps, etc. . Noções Básicas de Visão Computacional. . Sistemas Embarcados de Sensoriamento e de Processamento. . Sistemas Operacionais. . Sistemas de Auto-localização. . Fusão Sensorial. . Sistemas de Navegação: Planejamento de Trajetórias e Desvio de Obstáculos. . Sistemas de Controle. . Aspectos Éticos e Legais sobre Veículos Autônomos. . Seminários e estudo de casos.
Drones and Ummanned Aerial Systems / Zavrsnik, A. (Ed) (2016). Mulotiple Heterogeneous Ummanned Aerial Vehiccles / Ollero, A. (Ed.), Maza, I. (Ed) (2007). Introduction to autonomous mobile robots / Roland Siegwarte, Illah R. Nourbakhsh, and Davide Scaramuzza., 2nd edition, Cambridge, Mass.: MIT Press, c2011. Springer Handbook of Ummanned Aerial Vehicles / Editors: Valavanis, K., Vachtsevanos, George J. (Eds.), 2015. Complementar Theory and Applications for Control of Aerial Robots in Physical Interaction Through Tethers, Marco Tognon and Antonio Franchi, Springer Tracts in Advanced Robotics, ISSN 1610-7438, 2020.