Desenvolver competências específicas (C) e habilidades (H) compatíveis com o ciclo básico, nas análises de sistemas de forças, equilíbrio de corpo rígido, cinemática de corpos rígidos e equações do movimento e suas aplicações em problemas de engenharia (máquinas e estruturas). C1: Avaliar os vínculos impostos por elementos de máquinas como mancais, juntas e guias; C2: Aplicar os princípios de equilíbrio em problemas de ponto material, corpo rígido e estruturas de máquinas; C3: Analisar diagramas de esforços internos; C4: Aplicar as Equações de Newton-Euler, Conservação da Energia e Princípio do Trabalho e Energia para partículas e corpos rígidos; H1: Entender os conceitos fundamentais de força, momento e cargas distribuídas; H2: Modelar esforços típicos em problemas de engenharia incluindo esforços em cabos, molas, polias e força de atrito; H3: Avaliar os vínculos impostos por elementos de máquinas como mancais, juntas e guias; H4: Aplicar os princípios de equilíbrio em problemas de ponto material, corpo rígido e estruturas de máquinas; H5: Traçar e avaliar diagramas de esforços internos; H6: Analisar o movimento plano de partículas e corpos rígidos através de conceitos fundamentais da cinemática; H7: Equacionar o movimento plano de partículas e corpos rígidos através das Equações de Newton-Euler, Conservação da Energia e Princípio do Trabalho e da Energia.
Definições de força, momento de uma força e momento de binário. Carregamentos equivalentes. Definição de vínculos e apoios. Equilíbrio de corpo rígido. Equilíbrio de um conjunto de corpos. Atrito. Introdução e esforços internos e diagramas. Cinemática de corpos rígidos em movimento plano. Equações de movimento para partículas e corpos rígidos em movimento plano. Introdução à conceitos de vibração.
1. Definição de força, momento de uma força e momento de um binário utilizando grandezas vetoriais, 2. Carregamentos equivalentes e forças distribuídas. 3. Definição de vínculos e apoios, introdução de forças e momentos de restrição. 4. Equilíbrio de corpo rígido, diagrama de corpo-livre, equações de equilíbrio. 5. Equilíbrio de um conjunto de corpos (estruturas de máquinas). 6. Atrito, aplicações em equilíbrio estático. 7. Esforços internos, métodos analíticos e gráficos, diagramas de esforços internos. 8. Cinemática de corpos rígidos e de um conjunto de corpos. 9. Momento de inércia de massa. Teorema de eixos paralelos. 10. Equações de Newton-Euler para corpos rígidos em movimento plano. 11. Conservação da Energia e Princípio do Trabalho e Energia. 12. Introdução à conceito de vibrações.
Principal: HIBELER, R.C., Mecânica para engenharia: Estática, São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 12a. Ed.. HIBELER, R.C., Mecânica para engenharia: Dinâmica, São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 12a. Ed.. Complementar: MERIAM, J.L., KRAIGE, L.G., Mecânica para Engenharia volume 1: Estática, Rio de Janeiro,LTC, 6a. Ed., 2009. BEER, F.P., JOHNSTON JR., E.R. Mecânica vetorial para engenheiros: estática, São Paulo: Makron Books, 5a. ed., 1994. MERIAM, J.L., KRAIGE, L.G., Mecânica para Engenharia volume 2: Dinâmica, Rio de Janeiro,LTC, 6a. Ed., 2009. BEER, F.P., JOHNSTON JR., E.R. Mecânica vetorial para engenheiros: cinemática e dinâmica, São Paulo: Makron Books, 5a. ed., 1994. MUCHERONI, M.F. Mecânica Aplicada às Máquinas, EESC-USP, São Carlos, 1997.