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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0100 - Introdução à Engenharia de Produção
Introduction to Production Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar a Profissão Engenharia de Produção aos alunos ingressantes no Curso de Engenharia de Produção da EESC, tanto em termos das atividades curriculares e extracurriculares da universidade, como também em termos de oportunidades no mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
601737 - Daniel Capaldo Amaral
2239535 - Kleber Francisco Espôsto
94228 - Marcel Andreotti Musetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Definição e conceituação da Engenharia de Produção. Evolução dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Áreas da Engenharia de Produção. Estrutura curricular, Acervo Bibliográfico, Laboratórios, Docentes e Funcionários da Engenharia de Produção na EESC. Comunidade Discente da Engenharia de Produção na EESC. Atividades extracurriculares. Iniciação científica nos Grupos de Pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção da EESC. Mercado de Trabalho da Engenharia de Produção. Instituições nacionais e internacionais associadas à Engenharia de Produção. A realidade brasileira e os desafios à Engenharia de Produção no contexto da Quarta Revolução Industrial e Indústria 4.0.
 
 
 
Programa
Definição e conceituação da Engenharia de Produção. Evolução dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Áreas da Engenharia de Produção: Gestão de Operações; Qualidade; Gestão Econômica; Ergonomia; Higiene e Segurança do Trabalho; Engenharia do Produto; Pesquisa Operacional ; Estratégia e Organizações; Gestão da Tecnologia; Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; Gestão Ambiental; Engenharia do Ciclo de Vida (ECV); Gestão do Ciclo de Vida (GCA); Responsabilidade Social. Ética e Sustentabilidade na Engenharia de Produção. Estrutura curricular, Acervo Bibliográfico, Laboratórios, Docentes e Funcionários da Engenharia de Produção na EESC.
Comunidade Discente da Engenharia de Produção na EESC. Atividades extracurriculares: Grupo Pró-Produção, Semana da Engenharia de Produção SEMEP, Equipe Fórmula EESC, no USP Recicla, empresa EESC Jr, CAASO, Enactus, entre outras instituições. Iniciação científica nos Grupos de Pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção da EESC Mercado de Trabalho da Engenharia de Produção. Instituições nacionais e internacionais associadas à Engenharia de Produção. A realidade brasileira e os desafios à Engenharia de Produção no contexto da Quarta Revolução Industrial e Indústria 4.0.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Conferências e palestras. ATIVIDADES DISCENTES: Elaboração de relatórios. Viagens Didáticas.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas ao aluno em provas, seminários e exercícios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BARBIERI, J.C. Gestão Ambiental Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004.
BATALHA, M. O. (Org.). Introdução à Engenharia de Produção: Rio de Janeiro: Campus, 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CSE no. 2 de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112 681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. COCIAN, L. F. E. Introdução à Engenharia. Porto Alegre: Bookman, 2017, p. 296.
EESC. Diretrizes para a estrutura curricular dos cursos da EESC. São Carlos: EESC- USP, 2014 [apostila]. Disponível em: https://eesc.usp.br/comunicacao/wp- content/uploads/2020/08/22_Diretrizes.pdf. 
OLIVEIRA, V. F. de (org.). A Engenharia e as Novas DCNs: oportunidades para formar mais e melhores engenheiros. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2016, p. 160.
SCHWAB, K.; DAVIS, N. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2018, p. 380.
SILVA, E. B. ET AL. Automação e Sociedade: quarta revolução industrial, um olhar para o Brasil. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimidia Ltda. 2018, p. 304.
SLACK, N. et. al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas GEN, 8a edição. 2018. Bibliografia (complementar):
BAZZO, W.A. Introdução à Engenharia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
PROENÇA, S. P. B. Construção de um currículo interdisciplinar de graduação em engenharia. In: Arlindo Philippi Jr; Valdir Fernandes; Roberto C. S. Pacheco. (Org.). Ensino, Pesquisa e Inovação - Desenvolvendo a Interdisciplinaridade. 1ed. Barueri, São Paulo: Editora Manole Ltda., 2017, v. 3, p. 614-667.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1999.
 

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