Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0101 - Abordagens para a Identificação e Solução de Problemas de Engenharia de Produção
Approaches to Identifying and Solving Production Engineering Problems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Didáticos: apresentar aos alunos os principais métodos e técnicas de solução para os problemas de Engenharia de Produção.
Instrucionais: ao final da disciplina, os alunos serão capazes de: compreender os pressupostos, conseqüências e limitações da aplicação do método analítico na solução de problemas e, a partir desse referencial, entender o caráter completar do método sistêmico e seu potencial de aplicação em situações empresariais.




 
 
 
Programa Resumido
Aulas teóricas: Modelagem, Solução Heurísitca, Solução por Tentativa e Erro, Método Científico, Método Analítico, Gerenciamento pela Eficiência, Técnicas Específicas (coleta, registro e análise de dados). Problemas Inerente ao Método Analítico, Definição de Sistemas, Abordagem Sistêmica, Implicações do Enfoque de Sistemas na Organização, Análise, Priorização e Solução de Problemas sob a Ótica de Sistemas. As cinco disciplinas de Senge.
Aulas de laboratório: envolvem o trabalho em equipe e o uso do computador e versam sobre: Análise de Correlação, Uso de Folhas de Registro, Aplicação da Técnica de Pareto, Uso do Diagrama Espinha de Peixe, Classificação ABC.
 
 
 
Programa
Aulas teóricas: Modelagem, Solução Heurística, Solução por Tentativa e Erro, Método Científico, Método Analítico, Gerenciamento pela Eficiência, Técnicas Específicas (coleta, registro e análise de dados). Problemas Inerente ao Método Analítico, Definição de Sistemas, Abordagem Sistêmica, Implicações do Enfoque de Sistemas de Organização, Análise, Priorização e Solução de Problemas sob a Ótica de Sistemas. As cinco disciplinas de Senge.
Aulas de laboratório: envolvem o trabalho em equipe e o uso do computador e versam sobre: Análise de Correlação, Uso de Folhas de Registro, Aplicação da Técnica de Pareto, Uso do Diagrama Espinha de Peixe, Classifação ABC.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida com base nos princípios da aprendizagem e cooperativa, centradas no aluno e no trabalho em equipe. Uma situação prática empresarial simulada será apresentada e várias situações serão criadas, dando origem a uma seqüência problemas, com complexidade crescente, cuja identificação, análise e solução vão exigir leituras complementares, participação e envolvimento dos alunos. As equipes serão constituídas por 3 (no máximo 4) alunos que - além de participar ativamente no trabalho coletivo, contribuindo para a discussão, buscando recursos, pesquisando, propondo soluções para o problema apresentado, etc. - assumirão, alternadamente, os papéis e responsabilidades previstas no trabalho em equipe.






Critério
A avaliação será feita com relação ao desempenho dos alunos e ao desenvolvimento da disciplina, pautando-se nos conhecimentos e habilidades adquiridos.
avaliação forma períodicidade peso
será do tipo forma- auto-avaliação formulário - a cada mês, 1
tiva e somativa, a cada membro avalia o de-
partir dos seguintes sempenho de seus pares,
elementos e faz uma auto-avaliação
do seu próprio desempenho
avaliação pelo Relatório - entregue após 3
professor o término de cada pro-
blema
testes - ao final 4
de cada tópico
resumos e seminários 2
Norma de Recuperação
Prova única com nota igual ou superio a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Básica:
Hanna, David P. Designing organizations for high performance. Addison-Wesley, 1988.
Belhot, R. V. Introdução à Teoria dos Sistemas. S.Carlos, EESC/USP, apostila, no. 28/89.
Senge, P. A quinta disciplina. Editora Best Seller, 1990.
Boareto Jr., H. Ensino apoiado por computador aplicado a ferramentas gráficas gerenciais. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, 1996.
Calvino, Italo. Palomar. Companhia das Letras, 1999.
Clássicos:
Ackoff, R.L. Redesigning the future. John Wiley e Sons, 1974.
Bertalanffy, L. V. Teoria geral dos sistemas. Vozes, 1977.
Churchman, C. W. Introdução à teoria dos sistemas. Vozes, 1971.
Checkland, P. B. Systems thinking, systems practice. John Wiley & Sons, 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0101

Clique para consultar o oferecimento para SEP0101

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP