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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0132 - Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção
Research methods for production engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação: 11/03/2014

Objetivos
Capacitar o estudante a analisar criticamente o papel da ciência e seus métodos. 
Criar uma cultura de pesquisa em Engenharia de Produção.
Capacitar o estudante para a formulação, delimitação e sistematização de Problemas em Engenharia de Produção.
Propiciar maior habilidade no acesso às informações essenciais para a pesquisa em nível acadêmico e na obtenção do material bibliográfico.
Expor o estudante com situações de apresentação, oral ou escrita, de trabalhos científicos em Engenharia de Produção.
 
 
 
Programa Resumido
1. Introdução à Metodologia Científica. 1.1. história da ciência. 1.2. A Natureza do trabalho científico. Conhecimento e seus níveis. Verdade-evidência-certeza. Formação do espírito científico. 1.3. O método científico. Método e argumento de autoridade. Processos do método científico: observação, hipótese, experimentação, indução, dedução, análise e síntese, teoria, doutrina. Método científico nas ciências exatas e tecnológicas, nas ciências humanas e artísticas, e ciências biológicas e médicas.
2. Noções gerais sobre pesquisa. Conceito de pesquisa. Tipos de pesquisa. Linhas de pesquisa.
3. Projeto de pesquisa. Gênese da pesquisa e escolha do assunto. Formulação e delimitação do problema de pesquisa. Referencial teórico.
4. Pesquisa Bibliográfica. Sistemas de informação nacionais e internacionais. Tipologias de bases de dados e principais bases de dados por área de conhecimento. Levantamento bibliográfico por área de interesse.
5. Comunicação Científica. Diretrizes para a leitura
 
 
 
Programa
1. Introdução à Metodologia Científica. 1.1. História da Ciência. 1.2. A natureza do trabalho científico. Conhecimento e seus níveis. Verdade-evidência-certeza. Formação do espírito científico. 1.3. O método científico. Método e argumento de autoridade. Processos do método científico: observação, hipótese, experimentação, indução, dedução, análise e síntese, teoria, doutrina. Método científico nas ciências exatas e tecnológicas, nas ciências humanas e artísticas, e ciências biológicas e médicas.
2. Noções gerais sobre pesquisa. Conceito de pesquisa. Tipos de pesquisa. Linhas de pesquisa.
3. Projeto de Pesquisa. Gênese da pesquisa e escolha do assunto. Formulação e delimitação do problema de pesquisa. Referencial teórico.
4. Pesquisa Bibliográfica. Sistemas de informação nacionais e internacionais. Tipologias de bases de dados e principais bases de dados por área do conhecimento. Levantamento bibliográfico por área de interesse.
5. Comunicação Científica. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. Técnicas de coleta de dados em pesquisas interdisciplinares. Elementos de estatística. elaboração de resumos. Elaboração de seminários. Estrutura do trabalho acadêmico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo da disciplina será abordado através de aulas expositivas dialogadas, seminários, apresentação, discussão e críticas dos textos indicados, palestras e trabalhos práticos de pesquisa bibliográfica e acesso à base de dados.
ATIVIDADES DISCENTES: Participação em aulas expositivas e palestras. Realização de pesquisa bibliográfica. Elaboração de projeto de pesquisa. Apresentação de seminário.
Critério
Avaliação dos projetos de pesquisa da disciplina; participação e desempenho nos seminários e palestras; nota mínima de 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Reapresentação do projeto de pesquisa para nova avaliação, com as correções e complementações solicitadas. Nota mínima de 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
ABREU, A.S. Curso de redação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1990.
ADLER, M.J.; VAN DOREN, C. Como ler um livro. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990.
ALVES-MAZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. A metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.
GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista da Administração de Empresas, v.35. n.3 p.20-29, maio-jun.,1995.
KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos. 4.ed.São Paulo: Atlas, 1992.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1990.
MASON, I.F. História da ciência: as principais correntes de pensamento científico. Rio de Janeiro: Globo, 1962.
PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1999.
REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1993.
ROESCH, S.M.A. Projeto de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalho de conclusão e estudo de caso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SENGE, P. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1992.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.
SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2000.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Escola de Engenharia de São Carlos, Serviço de Biblioteca. Diretrizes para elaboração de dissertações e teses. 2. ed. São Carlos: EESC-USP, 1996.
 

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