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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0140 - Gestão da Mudança
Change Management

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolver competências de Liderança para pessoas de formação técnica relacionadas ao "Processo de Gestão de Mudança", de modo a contribuir para a futura atuação profissional e social do (a) estudante de engenharia.
 
Developing Leadership skills related to the "Change Management Process" in order to contribute to the future professional and social performance of the undergraduate students.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112902 - Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Posicionamento Estratégico; Cultura Organizacional; Liderança; Gestão de Mudança.
 
Strategic Orientation; Organizational Culture; Leadership; Change Management.
 
 
Programa
Posicionamento Estratégico: estudar os principais trabalhos e modelos de estratégia; entender os princípios de posicionamento estratégico. Cultura Organizacional: estudar conceitos de cultura organizacional; estudar modelos de mapeamento de cultura em diferentes tipos de organização. Liderança: estudar os elementos que compõem o líder; entender os perfis de liderança; estudar formas de avaliação de liderança. Gestão de Mudança: compreender o papel do líder como agente de transformação; estudar os fatores de sucesso de programas de mudança; entender as barreiras e os motivos pelos quais muitos programas de transformação fracassam.
 
Strategic Orientation: main strategy models and techniques and the principles of strategic positioning Organizational Culture: organizational culture concepts; models of culture mapping in different types of organization Leadership: elements that define a leader; leadership profiles; forms of leadership assessment Change Management: the role of the leader as a transformation agent; success factors of change programs; barriers and the reasons why many transformation programs fail.
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia da disciplina usará alguns princípios da PBL - Problem-Based Learning, aprendizagem baseada em problemas, e terá como principla enfoque a aprendizagem entrada no aluno. Assim, os objetivos e as oportunidades de aprendizabem dependem em grande parte dos próprios alunos. Os alunos regularmente constituirão grupos que, além de participar ativamente no trabalho coletivo, contribuirão para a discussão, buscando recursos, pesquisando, propondo soluções para o problema apresentado, etc. Os alunos assumirão, alterandamente, papéis e responsabilidades bem definidos para a realização do trabalho.
Critério
A avaliação do aluno será composta da seguinte forma: Avaliação do professor; Avaliação do Monitor (quando houver); Avaliação dos Alunos (pares); Auto-avaliação; Deverá ser levado em conta o desempenho do aluno aos seguintes fatores: Contribuição do aluno para com a qualidade do curso; Respeito às demais pessoas; Desempenho e desenvolvimento do aluno durante o curso. A periodicidade dependerá do número de trabalhos em grupo exigidos ao longo do semestre, sendo exigidos, no mínimo, 2 trabaalhos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
CCameron, E.; Green M. Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools & Techniques of Organizational Change, Kogan Page, 2004. Cameron, K.S., Quinn, R.E., DeGraff, J. Competing Values Leadership: Creating Value in Organizations, Edward Elgar, Cheltenham, 2006. Cameron, K.S., Quinn,R.E. Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework, Addisokn-Wesley, 2011. Christensen, C. M. The Innovator´s Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail, Boston, Mass: Harvard Business School Press, 1997. Gattorna, J. Living Supply Chains: how to mobilize the enterprise around delivering what your customer want, Harlow: Pearson Educated Limited, 2006. p. 334. Hofstede, G. Cultures and Organizations - software of the mind, McGraw-Hill Education; 3 edition, 2010, p. 576. Kotter, J. P. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press, 1996. Kubler-Ross, E. On Death and Dying, New York : The Macmillan Company, 1969, p. 260. Michaelsen, L., Sweet, M. & Parmalee, D. Team-Based Learning: Small Group Learning’s Next Big Step. New Directions in Teaching and Learning, Jossey-Bass; 1 edition, 2009. Quinn, R. E. Beyond Rational Management: Mastering the Paradoxes and Competing Demands of High Performance, J-B US non-Franchise Leadership, Paperback, 1991. Quinn, R. E. The Positive Organization: Breaking Free from Conventional Cultures, Constraints, and Beliefs, Berrett-Koehler Publishers; 2015, p. 168. Scharmer, C. O. Theory U: Leading from the Future as It Emerges, Berrett-Koehler Publishers; 1 edition, 2009. p. 533. Schein, E. H. Organizational Culture and Leadership, J-B US non-Franchise Leadership, Paperback, 2004.
 

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