O objetivo da disciplina é proporcionar conhecimentos básicos e habilidades para a preparação de modelos de negócio no caso de empreendimentos digitais, considerando tanto novos negócios como o processo de transformação de negócios tradicionais, conhecido como digitalização.
Definição de digitalização e processo de transformação digital. Fundamentos de modelos de negócio; Fundamentos sobre negócios digitais; Fundamentos em tecnologias de digitalização; e Aplicação da teoria.
Definição de digitalização e processo de transformação digital. Fundamentos de modelos de negócio: definição; componentes e ferramentas. Fundamentos sobre negócios digitais: ecossistema de inovação; tipos de negócio digital; desafios e características especiais dos modelos de negócio digital; e estratégias em negócios digitais. Fundamentos em tecnologias de digitalização: Big Data, loT, Analytics, IA; Smart products; Plataformas. Aplicação da teoria: Análise de casos; Proposta de modelo de negócio.
(*) Cusumano, Michael A., Annable Gawer, and David B. Yoffie. The Business of Platforms: Strategy in the Age of Digital Competition, Innovation, and Power. Harper Business, 2019. (*) Bessant, J.; Tidd, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019. (*) Bressanelli, G. et al. The role of digital technologies to overcome Circular Economy challenges in PSS Business Models: An exploratory case study. Procedia CIRP, V. 73, 0. 216-221, 2018. (*) PARIDA, B.; SJÖDIN, D.; REIM, W. Reviewing literature on digitalization, business model innovation, and sustainnable industry: Past achievements and future promises. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 2, 2019. Referências complementares: ARDOLINO, M. et al. The role of digital technogies for the service transformation of industrial companies. International Journal of Production Research, v. 56, n. 6, p. 2116-2132, 2018. KUUSISTO, M. Organizational effects of digitalization: A literature review. International Journal of Organization Theory and Behavior, v. 20, n. 03, p. 341-362, 2017. LEIKENHOFF, K. et al. Key challenges of digital business ecosystem development and how to cope with them. Procedia CIRP, v. 73, p. 167-172, 2018. Osterwalder, Alexander, and Yves Pigneur. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010. PARIDA, V.; SIÖDIN, D.; REIM, W. Reviewing literature on digitalization, business model innovation, and sustainable industry: Past achievements and future promises. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 2, 2019. TEECE, D. J. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 172-194, 2010.