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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0142 - Modelos de Negócio para Digitalização
Digital Business Models

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é proporcionar conhecimentos básicos e habilidades para a  preparação de modelos de negócio no caso de empreendimentos digitais, considerando tanto novos negócios como o processo de transformação de negócios tradicionais, conhecido como digitalização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
601737 - Daniel Capaldo Amaral
4492289 - Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
 
Programa Resumido
Definição de digitalização e processo de transformação digital. Fundamentos de modelos de negócio; Fundamentos sobre negócios digitais; Fundamentos em tecnologias de digitalização; e Aplicação da teoria.
 
 
 
Programa
Definição de digitalização e processo de transformação digital. 
Fundamentos de modelos de negócio: definição; componentes e ferramentas.
Fundamentos sobre negócios digitais: ecossistema de inovação; tipos de negócio digital; desafios e características especiais dos modelos de negócio digital; e estratégias em negócios digitais.
 Fundamentos em tecnologias de digitalização: Big Data, loT, Analytics, IA; Smart products; Plataformas.
Aplicação da teoria: Análise de casos; Proposta de modelo de negócio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas práticas para realização de exercícios, discussão e estudos de caso.
Critério
Média 5,00 avaliada da seguinte forma: 50% relativa a média de provas escritas e 50% relativa à nota dos exercícios e estudos de casos realizados. O aluno com média de provas menor que 5 receberá 0 de nota referente aos casos e exercícios.
Norma de Recuperação
Recuperação com prova única.
 
Bibliografia
     
(*) Cusumano, Michael A., Annable Gawer, and David B. Yoffie. The Business of Platforms: Strategy in the Age of Digital Competition, Innovation, and Power. Harper Business, 2019.
(*) Bessant, J.; Tidd, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019.
(*) Bressanelli, G. et al. The role of digital technologies to overcome Circular Economy challenges in PSS Business Models: An exploratory case study. Procedia CIRP, V. 73, 0. 216-221, 2018.
(*) PARIDA, B.; SJÖDIN, D.; REIM, W. Reviewing literature on digitalization, business model innovation, and sustainnable industry: Past achievements and future promises. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 2, 2019.

Referências complementares:
ARDOLINO, M. et al. The role of digital technogies for the service transformation of industrial companies. International Journal of Production Research, v. 56, n. 6, p. 2116-2132, 2018.
KUUSISTO, M. Organizational effects of digitalization: A literature review. International Journal  of Organization Theory and Behavior, v. 20, n. 03, p. 341-362, 2017.
LEIKENHOFF, K. et al. Key challenges of digital business ecosystem development and how to cope with them. Procedia CIRP, v. 73, p. 167-172, 2018.
Osterwalder, Alexander, and Yves Pigneur. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.
PARIDA, V.; SIÖDIN, D.; REIM, W. Reviewing literature on digitalization, business model innovation, and sustainable industry: Past achievements and future promises. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 2, 2019.
TEECE, D. J. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 172-194, 2010.
 

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