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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0151 - Processo de Desenvolvimento do Produto
Product Development Process

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
a) Fornecer ao aluno uma visão integrada do processo de desenvolvimento de produto, desde as etapas iniciais de geração da idéia, avaliação econômica e desenvolvimento do conceito do produto até a preparação da fábrica, produção e lançamento do produto.
b) Apresentar como os principais conhecimentos da formação de engenheiro de produção podem ser aplicados no processo de desenvolvimento de produto.
c) Propiciar uma experiência prática de projeto.
 
 
 
Programa Resumido
O objetivo é fornecer uma visão geral do processo de desenvolvimento de produto, incluindo: conceito de processo de negócio e modelo de referência, desenvolvimento de produto como um processo; fases principais do processo de desenvolvimento de produto; definição e conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Apresentação de um modelo de referência para desenvolvimento de produto, descrevendo as fases do desenvolvimento. Estuda-se: planejamento estratégico do produto, planejamento do projeto, projeto informacional, projeto conceitual e de forma resumida os demais: projeto detalhado, lançamento e pós-desenvolvimento. Para cada fase do processo de desenvolvimento de produto discorre-se sobre as melhores práticas e principais métodos e técnicas.
 
 
 
Programa
1.	Visão geral do processo de desenvolvimento de produto. Conceito de processo de negócio. Modelo de referência e desenvolvimento de produto como um processo. Fases principais do processo de desenvolvimento de produto.Definição e conceitos básicos de gerenciamento de projetos.
2. Apresentação de um modelo de referência para desenvolvimento de produto. Descrição do modelo de referência. Importância e uso do modelo de referência. Principais características do modelo de referência para desenvolvimento de produto.
3. Apresentação das fases do processo de desenvolvimento de produto. Nesta parte são apresentados os conceitos e metodologias principais de cada fase do desenvolvimento de produto. Paralelamente os alunos, em grupo, realizam as atividades de desenvolvimento de um produto exemplo conforme tema sugerido pelo professor.
3.1. Planejamento estratégico de produtos. Conteúdo sobre a importância e como preparar a estratégia de produto, realizar o gerenciamento da carteira de projetos e elaborar a Minuta do Projeto. 3.2. Planejamento do projeto. Conteúdo sobre técnicas de planejamento do projeto e análise de viabilidade econômica.
3.3. Projeto informacional. Conceitos gerais de pesquisa de mercado, tipos de fontes de dados para pesquisa de mercado, diferenças entre as fontes de dados, formas de utilização de pesquisas e aprofundamento no tipo de pesquisa baseado em enquête. Apresenta-se também em detalhes a técnica do desdobramento da função qualidade (QFD).
3.4. Projeto conceitual. Apresentam-se os diversos métodos criativos para concepção, tais como Diagrama de funções, Matriz Morfológica e Matriz de Pugh, e demonstra-se com exemplos como utilizá-los de forma a gerar e escolher uma concepção de produto robusta. Em seguida, os conceitos de Design for X, em especial o Projeto para Montagem, Projeto para Manufatura e Projeto para o Meio-Ambiente (eco-design).
3.5. Projeto detalhado e preparação da produção. Apresenta-se o objetivo e resumo das atividades realizadas nas duas fases. Aprofunda-se em aspectos relacionados com a atuação profissional do engenheiro de produção, são eles: classificação de itens, parâmetros críticos, decisão fazer ou comprar e FMEA. No pós-desenvolvimento discute-se especialmente os aspectos relacionados com o meio ambiente, como descarte e reuso de peças do produto.
4. Aulas Práticas. Oferecer experiência prática em métodos e etapas do PDP, com o intuito de complementar o aprendizado teórico à partir do desenvolvimento de habilidades e atitudes. As práticas são intercaladas aos módulos de exposição teóricos. As práticas oferecidas são.
4.1. Prática 1- Gestão de portfólio. Oferecer experiência prática na definição de Portfolio e Minuta de projeto.
4.2. Prática 2 - Planejamento de projeto. Oferecer experiência prática na definição do escopo do projeto e identificação das atividades e programação de recursos.
4.3. Prática 3 - Viabilidade Econômica. Oferecer experiência prática na preparação de uma análise de viabilidade econômica do produto desenvolvido.
4.4. Prática 4 – Pesquisa de mercado. Oferecer experiência prática de planejamento de uma pesquisa de mercado para identificação de requisitos.
4.5. Prática 5 - Desdobramento da Função Qualidade (QFD) I . Transformação dos resultados da pesquisa de mercado em requisitos e sua validação e priorização utilizando a casa da qualidade.
4.6. Prática 6 - Desdobramento da Função Qualidade (QFD) II. Oferecer experiência prática no preenchimento da casa da qualidade transformando requisitos em características técnicas
4.7. Prática 7 - Concepção do produto. Oferecer experiência prática no desenvolvimento de concepções alternativas utilizando decomposição funcional, métodos de criatividade e recursos como ferramentas gráficas e mock-ups em materiais simples. Habilitar o aluno a realizar decisões entre concepções alternativas utilizando e Matriz de Pugh.
4.8. Prática 8 - Detalhamento do produto e do processo. Oferecer experiência prática no desenvolvimento de detalhes do planejamento do processo de desenvolvimento.
4.9. Prática 9 - Plano de Lançamento do Produto. Oferecer experiência prática na elaboração de um plano de lançamento do produto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e aulas de laboratório. As aulas expositivas serão acompanhadas através de lâminas e textos de apoio. As aulas de laboratório seguem roteiros disponíveis no síteo (site) da disciplina
Critério
Média maior ou igual a 5,0 (cinco) avaliada da seguinte forma: 60% relativa à média de provas escritas e exercícios realizados fora e dentro de sala de aula, e 40% relativa à nota do projeto do produto desenvolvido na disciplina. Caso o aluno obtenha média de provas menor que 5 receberá peso 0 no projeto independente da avaliação geral do grupo.
Norma de Recuperação
Prova única com nota maior ou igual a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bibliografia Fundamental
ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J. A.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p. (**)
O livro-texto traz indicações de leituras complementares para cada um dos temas tratados na disciplina e também técnicas e métodos de PDP. 20.
Bibliografia Complementar
CHENG, L.C. QFD: desdobramento da função qualidade ma gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2007. (*)
DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher., 2000. (*)
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006. (*)
PAHL,G.; BEITZ,W.; FELDHUSEN,J.;GROTE,K. Projeto na engenharia. São Paulo: Edgard Blucher, 2005. (*)
 

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