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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0172 - Prática e Gerenciamento de Projetos
Practices on Project Management

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina contempla quatro objetivos pedagógicos. Fornecer os conceitos básicos utilizados no gerenciamento de projetos de sistemas de informação, considerando a sua relação com o ciclo de vida de desenvolvimento de software (1). Iniciação nas técnicas e métodos de gerenciamento de projetos considerando as três abordagens: orientada ao plano (Plan-driven), ágil e híbrida (2). Propiciar ao aluno uma experiência prática de projeto, desenvolvendo habilidades e competências mínimas que garantam a capacidade de colocar os conhecimentos em prática, incluindo o uso de softwares de gerenciamento de projetos nas três áreas (3). Propiciar discussão sobre a aplicabilidade e combinação das diversas práticas e técnicas de gerenciamento de projetos e o futuro do gerenciamento de projetos (4). A disciplina não inclui
as técnicas da área do conhecimento Qualidade do gerenciamento de projetos, por serem temas das disciplinas da área de Engenharia de Software.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
601737 - Daniel Capaldo Amaral
 
Programa Resumido
Iniciação ao gerenciamento de projetos, práticas orientadas ao plano (Plan-Driven), práticas da abordagem ágil, o fenômeno da gestão híbrida e a viabilidade financeira de projetos.
 
 
 
Programa
Iniciação ao gerenciamento de projetos. Definições básicas sobre projeto: o que é projeto, gerenciamento de projeto, técnicas de gerenciamento de projeto e gestão de projetos versus operação. O gerenciamento de projetos e a relação com o processo de software: breve histórico do desenvolvimento da disciplina, o ambiente de projeto e conceitos básicos sobre equipes de projeto, estrutura de equipes de projeto e controle de projetos por meio de revisões.
Práticas orientadas ao plano (Plan-Driven). Técnicas para a descrição do termo de abertura e escopo do projeto: declaração de escopo e Working Breakdown Structure (WBS). Técnicas para gerenciamento de tempo: definição de programação, nível de controle de projeto, identificação de atividades, sequenciamento, rede, PERT/COM, gráfico de Gantt e uso de softwares para a geração de cronogramas e relatórios. Técnicas avançadas de gestão orientadas ao plano: estimativas por dados históricos, visão geral de outras estimativas (paramétrica, de três pontos e opinião especializada), gerenciamento de riscos e controle de projeto com Análise do Valor Agregado. Conceitos básicos de outras técnicas plan-driven: comunicação, integração, pessoas e aquisição.
Práticas da abordagem ágil. Origem e surgimento do gerenciamento ágil de projetos, definição e princípios da abordagem ágil e diferenciais do gerenciamento ágil de projetos. Visão: diferença entre visão e escopo e técnicas para descrição da visão. Planejamento iterativo: definição de planejamento iterativo e técnicas para o planejamento e controle iterativos. Auto-gestão: conceitos de autogestão e comunicação em tempo real. Envolvimento do cliente. 
O fenômeno da gestão híbrida. O surgimento da abordagem híbrida. Aplicabilidade dos paradigmas ágil, tradicional e híbrido. Visão geral sobre modelos híbridos. Discussão das diferenças, aplicabilidade e escalabilidade das práticas de gerenciamento de projetos apresentadas, com exemplos de casos.
Análise de Viabilidade econômica. Conceitos básicos de matemática financeira, fluxo de caixa,
indicadores de viabilidade econômica e roteiro para realização de uma análise de viabilidade
financeira de projeto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação A avaliação é realizada por meio de atividades formativas realizadas na plataforma e-disciplinas, incluindo testes, perguntas abertas e tarefas, e de avaliações do conteúdo e da competência por meio da avaliação de artefatos para Gestão de Projetos produzidos pelos alunos. Método O modelo pedagógico combina aula invertida, projeto prático e discussão em sala das entregas realizadas pelos alunos. Inicia-se com preparação prévia por meio de leitura e vídeos didáticos, seguida de testes para absorver a teoria e conceitos. Em sala, os alunos aplicam os conceitos em um projeto prático com companhamento do docente. Ao final dos módulos do projeto, a turma discute com o docente, realizando reflexões sobre desafios e aprendizagem das práticas.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos práticos, executados como preparação para a aula e realizados durante a aula. A nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas pelo aluno nos trabalhos e provas, no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
(NP-2) / Mrec + 7 - NP, se Mrec > 5 Max (NP, Mrec), se Mrec < 5
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
RABECHINI, R.; CARVALHO, M.M. Construindo competências para gerenciar projetos: teoria e casos. São Paulo: Atlas, 2005.
Amaral, D. C., Conforto, E. C., Benassi, J. L. G., & Araujo, C. D. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011.
CONFORTO, EDIVANDRO C.; REBENTISCH, E.; Amaral, Daniel Capaldo. Modelos híbridos: unindo complexidade, agilidade e inovação. Mundo PM, São Paulo, p. 11 - 17, 01 ago.2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Leffingwell, Dean. Agile Software requirements: lean requirements practices for teams, programs, and the enterprise. Addison-Wesley Professional, 2011.
 

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