Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0191 - Marketing e Desenvolvimento do Produto
Product development and marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 02/08/2011

Objetivos
Mostrar o relacionamento entre a função marketing e o processo de desenvolvimento de produto;
Ensinar os conceitos e ferramentas principais de Desenvolvimento de Produto que estão relacionados com Marketing.
 
 
 
Programa Resumido
1.Visão Geral e Conceitos Importantes de Marketing: Definição de Marketing. Definição de Valor. O Processo de Marketing.
2. Visão Geral do Processo de Desenvolvimento do Produto: Definição Geral de Desenvolvimento de Produto. O Processo de Desenvolvimento de Produto.
3. Relacionamento entre Marketing e Desenvolvimento de Produto: Relacionamento entre os procesos de DP e Marketing.
Pontos importantes de relacionamento entre o processo de desenvolvimento de produto e o marketing. Planejamento estratégico de Marketing; Pesquisa de Mercado; Gestão de Portfolio; Desenvolvimento de Embalagem; Distribuição.
 
 
 
Programa
1.Visão Geral e Conceitos Importantes de Marketing: Definição de Marketing. Definição de Valor. O Processo de Marketing.
2.Visão Geral do Processo de Desenvolvimento do Produto: Definição Geral de Desenvolvimento de Produto. O Processo de Desenvolvimento do Produto.
3.Relacionamento entre Marketing e Desenvolvimento de Produto: Relacionamento entre os processos de DP e Marketing.
Pontos importantes de relacionamento entre o processo de desenvolvimento de produto e o marketing: Planejamento Estratégico de Marketing: Pesquisa de Mercado; Gestão de Portfolio; Desenvolvimento de Embalagem; Distribuição.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Trabalhos práticos. Seminários. Projetos.
Critério
Média maior ou igual a 5,0 avaliada da seguinte forma: 40% Médias das notas de 2 provas; 30% Média dos trabalhos; 30% Média de resumos.
Norma de Recuperação
Prova única com nota igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo. Atlas, 2003. 
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0191

Clique para consultar o oferecimento para SEP0191

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP