Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0302 - Planejamento e Controle da Produção
Production Planning and Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo fornecer aos alunos os conceitos básicos e aplicações das técnicas usuais de gerência do fluxo de materiais no processo produtivo, assim como dimensionamentos, movimentações, etc. São apresentadas as principais técnicas de gerenciamento e controle de produção, tais como: MRP, JIT (Kanbam) técnicas da Teoria das Restrições e elementos de Produção Enxuta.
 
 
 
Programa Resumido
Caracterização do planejamento e controle da produção. MRP II - Manufacturing Resources Planning. Evolução do MRP II. MRP - Materiais Requirement Planning. Elementos para cálculo de MRP. Árvore de produto. Lead Time. Demanda Dependente e Independente. Plano Mestre de Produção. Cálculo de Necessidades de Materiais. JIT -Just in Time. Conceitos básicos. O papel dos estoques no JIT. Focalização na redução de desperdícios. Lay-out para JIT. Premissas para implantação. Fluxo de produção "puxada" - Kanban. Kanban de sinal. Kanba de 1 cartão. Kanban de 2 cartões. Comparação MRP X Kanban. Tambor-Pulmão-Corda - OPT. Conceito de decisão Tambor-Pulmão-Corda. Dimensionamento do Pulmão. Premissas para implantação. Leon Production. Conceitos Básicos. Aplicações de Lean Production. Análise do Fluxo de Valor. Conceito de Takt Time. Sistema CONWIP. Heijunka box. Modelagem do Fluxo de Valor.
 
 
 
Programa
Caracterização do planejamento e controle da produção. MRP II - Manufacturing Resources Planning. Evolução do MRP II. MRP - Material Requirement Planning. Elementos para cálculo de MRP. Árvore de produto. Lead Time. Demanda Dependente e Independente. Plano Mestre de Produção. Cálculo de Necessidades de Materiais. JIT - Just inTime. Conceitos básicos. O papel dos estoques no JIT. Focalização na redação de desperdícios. Lay-out para JIT. Premissas para implantação. Fluxo de produção "puxada"- Kanban. Kanban de sinal. Kanban de 1 cartão. Kanban de 2 cartões. Comparação MRP X KANBAN. Tambor-Pulmão-Corda - OPT. Conceito de Teoria das  Restrições. Lote de Transferência X Lote de Produção. Modelo de decisão Tambor-Pulmão-Corda. Dimensionamento do Pulmão. Premissas para implantação. Lean Production. Conceitos Básicos. Aplicações de Lean Production. Análise do Fluxo de Valor. Conceito de Takt Time. Sistema CONWIP. Heijunka box. Modelagem do Fluxo de Valor.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Exercícios em sala de aula. Estudo de bibliografia e de casos. Visitas a empresas.
ATIVIDADES DISCENTES: Participação em aulas teóricas, em aulas práticas. Elaboração de exercícios. Agendamento e acompanhamento em visitas a empresas.
Critério
Média ponderada das notas em provas e relatórios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. 8 ed. São Paulo: Pioneira e Thomson, Learning, 2002.
SHOOK, John; ROTHER, Mike. Manual. Aprendendo a enxergar. Leam Institute Brasil. São Paulo: IMAM, s/d.
WOMACK, James P.; JONES, Daniel T. A Mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0302

Clique para consultar o oferecimento para SEP0302

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP