Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0326 - Planejamento e Controle da Produção II
Production Planning and Control II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos básicos e aplicações das técnicas usuais de manufatura enxuta, apresentando conceitos, princípios e ferramentas utilizados nesta abordagem. Será dado ênfase na mentalidade enxuta, no mapeamento de fluxos de materiais e de informações, projeto de sistemas de controle de produção enxuta, projeto de células de manufatura, desenvolvimento de trabalhadores multifuncionais e definição de requisitos para a implementação de linhas de produção enxuta. Além disso, serão apresentadas algumas das melhores práticas de manufatura enxuta, que deverão ser integradas na construção de uma situação ideal de produção. 
O aluno deverá ficar apto a:
• Entender a diferença entre a produção tradicional e a produção enxuta.
• Entender os principais conceitos relacionados à Mentalidade Enxuta
• Conhecer as ferramentas básicas de produção enxuta
• Entender o conceito de família de produto e de fluxo de valor.
• Mapear o processo produtivo orientado por família de produtos.
• Identificar e analisar desperdícios dentro de uma linha de produção.
• Projetar um fluxo de produção enxuto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2239535 - Kleber Francisco Espôsto
 
Programa Resumido
O Pensamento Enxuto;  Categorias de Desperdícios; Principais ferramentas da Produção Enxuta; Entendendo o Fluxo de Valor; Selecionando Famílias de Produtos; Mapeamento de Fluxo de Valor; Conceito de Takt Time; Análise de Capacidades; Sistema de Produção Puxada; Criação de fluxo contínuo de produção; Células de Manufatura; Diagrama de Espaguete; Elementos de Controle de Produção; Categorias de Kanban; Heijunka Box; Dimensionamento de Kanbans; Gestão Visual; Implementando a Situação Futura.
 
 
 
Programa
A Abordagem da Produção Enxuta; História; O Pensamento Enxuto;  Categorias de Desperdícios; Definições de elementos de Manufatura Enxuta; Principais ferramentas da Produção Enxuta; Metodologia DMAIC aplicada ao Lean; Cultura organizacional para o Lean; Entendendo o Fluxo de Valor; Selecionando Famílias de Produtos; Mapeamento de Fluxo de Valor; Fluxo de Material e de Informação; Usando a Ferramenta de Mapeamento; Características do Fluxo de Valor Enxuto; Conceito de Takt Time; Análise de Capacidades; Sistema de Produção Puxada; Criação de fluxo contínuo de produção; Células de Manufatura; Critérios para o Projeto de Células; Layout celular; Diagrama de Espaguete; Preparação da Força de Trabalho; Elementos de Controle de Produção; Categorias de Kanban; Heijunka Box; Dimensionamento de Kanbans; Aspectos de Gestão da Implantação; Gestão Visual; Implementando a Situação Futura; Gerenciamento de Responsabilidades; Impactos no Sistema de Avaliação de Desempenho; Sustentabilidade dos Esforços de Melhoria.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Exercícios em sala de aula. Estudo de bibliografia e de casos. Viagens didáticas complementares em empresas. ATIVIDADES DISCENTES: Participação em aulas teóricas, em aulas práticas. Elaboração de exercícios. Agendamento e acompanhamento em visitas a empresas.
Critério
Média ponderada das notas em provas e relatórios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
SHOOK, John; ROTHER, Mike. Manual. Aprendendo a enxergar. Leam Institute Brasil. São Paulo: IMAM, s/d.
WOMACK, James P.; JONES, Daniel T. A Mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ROTHER, M.; HARRIS, R. (2002). Criando fluxo contínuo. São Paulo, SP. Lean Institute Brasil.
LIKER, J. K. (2005). O Modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Tradução de Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman.
LEAN ENTERPRISE INSTITUTE (2007). Léxico lean – glossário ilustrado para praticantes do pensamento lean. v.2.0. São Paulo: Lean Institute Brasil.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0326

Clique para consultar o oferecimento para SEP0326

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP