Desenvolver no aluno o senso crítico quanto às considerações e particularidades dos ambientes de serviços, para a aplicação e devidas adaptações de técnicas estudadas com base na gestão de produção de bens. Conhecer abordagens e técnicas específicas para projeto e melhoria em ambientes de serviço.
Contextualização e Importância dos Serviços; Estratégia em serviços; Caracterização das operações em serviços; Projeto de um empreendimento em serviços e Casos em Serviços.
Serviços: atualidade e tendências; Conceitos e Caracterização de Serviços; Tipologia de Serviços; Divisão da Gestão de bens e serviços Valor e serviços Estratégia de produção e operações; Modelo de desenvolvimento de serviços e melhoria contínua; O encontro em serviços: Organização, estrutura e recursos humanos em serviços; Localização e instalações de serviços; Gestão da Qualidade em serviços; Melhoria de processos em serviços; Sistemas de medição em serviços; Casos em serviços
Principal: FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços. 7.ed. Bookman, 2014. Outras: JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de Operações de Serviço. São Paulo: Atlas, 2010. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços. 6.ed. Bookman, 2010. MELLO, C. H et al. Gestão do processo de desenvolvimento de serviços. São Paulo: Atlas, 2010. CORRÊA,H.J; CAON,M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas,2008