Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0358 - Adequação Ambiental de Empresas I: Técnicas de Avaliação
Environmentally Benign Companies I: Assessment Techniques

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Fornecer conhecimentos teóricos e práticos das técnicas e programas de adequação ambiental nas empresas e em seus processos produtivos, bem como os benefícios diretos e indiretos decorrentes do sistema de gestão ambiental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3026366 - Aldo Roberto Ometto
 
Programa Resumido
1. Evolução da adequação ambiental em empresas. 2. Noções de gestão da produção. 3. Avaliação do Ciclo de Vida e Aspectos e Impactos Ambientais. 4. Avaliação de Desempenho Ambiental (ISO 14031).
 
 
 
Programa
1. Evolução da adequação ambiental em empresas: comportamento frente às questões ambientais – da postura nula e reativa para a pró-ativa – e as técnicas relacionadas: emissão, disposição, tratamento e prevenção. Casos e exemplos. 2. Noções de gestão da produção: função produção, objetivo de desempenho, modelos de administração, estratégia de produção, do produto e corporativa, desenvolvimento do processo e do produto, planejamento e controle da produção, qualidade, organização do trabalho, cadeia de suprimentos e processos de negócio. 3. Avaliação do Ciclo de Vida(AVC): conceitos e aplicações, compreendendo as quatro fases: Objetivo e Escopo, Análise do Inventário do Ciclo de Vida, Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida e Interpretação. Casos e exemplos. 4. Avaliação de desempenho ambiental (ISO 14031): guias, identificação e seleção de indicadores operacionasi, gerenciais de condição ambiental para a avaliação do desempenho ambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 (duas) provas individuais, trabalhos teóricos e práticos, seminários e participação em sala de aula.
Critério
: Média ponderada das provas, trabalhos, seminários e participação.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ABNT. NBR ISO 14031. Gestão Ambiental - Avaliação de Desempenho Ambiental: Diretrizes. Rio de Janeiro, 2015. ABNT. NBR ISO 14040. Gestão Ambiental - Avaliação do Ciclo de Vida - Princípios e estrutura. ABNT. Rio de Janeiro, 2009. ABNT. NBR ISO 14044. Gestão Ambiental - Avaliação do Ciclo de Vida - Requisitos e Orientações. ABNT. Rio de Janeiro, 2009. BARBIERI, J.C. Gestão Ambiental Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004. DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. ELKINGTON, J. Sustentabilidade: Canibais com garfo e faca. M. Books, 2011. SLACK, N., CHAMBERS, S., HARLAND, C., HARRISON, A., JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0358

Clique para consultar o oferecimento para SEP0358

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP