Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C) sobre Simulação para Engenharia de Produção: C1: Adquirir conceitos e conhecimento para construir modelos de simulação computacional com o uso do software Plant Simulation da Siemens PLM. C2: Adquirir conceitos e conhecimento para definir a distribuição de probabilidade dos tempos de processo do sistema de produção a ser estudado. C3: Adquirir conceitos e conhecimento para construir e configurar relatórios de simulação e análise dos resultados dos cenários a serem gerados com o uso da simulação computacional, compreendendo: 1) Desenvolver modelos aplicando a técnica de planejamento mapeamento do fluxo de valor do Lean Manufacturing; 2) Desenvolver modelos de simulação computacional aplicados à problemas reais com balanceamento de linha - Takt Time; 3) Projetar fluxos de produção e avaliar o desempenho do sistema a partir dos tempos de processo relacionados; 4) Analisar a distribuição de probabilidade dos tempos de processo coletados no chão de fábrica, a serem aplicados no modelo de simulação; 5) Avaliar o modelo do sistema de produção discreto estudado no projeto a ser desenvolvido em grupo de alunos; 6) Analisar os resultados e ajustar o modelo na simulação.C4: Mapear processos, dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, ou seja, capaz de propor solução para os problemas gerenciais e operacionais específicos de um sistema de produção, considerando a possibilidade de melhoria contínua, e auxiliar no processo de tomada de decisões através do modelo de simulação a ser desenvolvido durante o semestre letivo; Para alcançar as competências (C) listadas, o estudante deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1: Ser capaz de relacionar as especificidades dos diferentes sistemas produtivos no projeto de simulação computacional; H2: Utilizar técnicas de mapeamento de processos de fabricação com precisão, de modo a determinar a distribuição de probabilidade dos tempos de processo de modo que o modelo virtual passe a representar com precisão o modelo real; de modo a permitir gerar cenários para aplicar métodos e técnicas de solução de problemas, e analisar o impacto dos projetos de melhoria a serem propostos; H3: Capacidade de desenvolver métodos baseados em códigos de programação computacional na linguagem do software para modelar o sistema produtivo e ser capaz de propor alternativas de solução para os prováveis problemas a serem diagnosticados com o uso do modelo de simulação dos diferentes sistemas de produção; H4: Compreender sistemicamente o processo de construção dos modelos de simulação computacional de modo a integrar os recursos inerentes à operação dos sistemas produtivos.
Programa resumido: Desenvolvimento de modelos de simulação aplicados à Engenharia de Produção.
Desenvolvimento de modelo de simulação a partir de um caso real (Figura 1 - Mapa do Fluxo de Valor). Desenvolvimento de rotinas (programação computacional na linguagem SimTalk para entrada e saída de dados. Desenvolvimento do fluxo de produção com base nas operações a serem realizadas no chão da fábrica. Aborda Balanceamento de linha, Mapeamento de Fluxo de Valor e Templates de software, assim como projeto de layout e configuração de parâmetros de processo. 1) Construção de modelos Construção de modelos e distribuição de probabilidade dos tempos de processo. Configuração e relatórios de simulação e análise compreendendo: Desenvolvimento de modelo de simulação a partir de um caso real. Desenvolvimento de rotinas, programação computacional na linguagem SimTalk para entrada e saída de dados. Desenvolvimento do fluxo de produção baseado na operação a ser realizada no chão da fábrica. Uso da simulação computacional para balanceamento de linha de montagem, mapeamento de Fluxo de Valor e criação de templates de software, assim como projeto de layout e configuração de parâmetros de processo. Relação das habilidades a serem desenvolvidas com o conteúdo H1: Relacionar as especificidades dos diferentes sistemas produtivos no projeto de simulação computacional: - Desenvolvimento de modelo de simulação a partir de um caso real. H2: Utilizar técnicas de mapeamento de processos de fabricação com precisão, de modo a determinar a distribuição de probabilidade dos tempos de processo de modo que o modelo virtual passe a representar com precisão o modelo real; de modo a permitir gerar cenários para aplicar métodos e técnicas de solução de problemas e analisar o impacto dos projetos de melhoria a serem propostos: - Desenvolvimento de rotinas com o uso da programação computacional na linguagem SimTalk para entrada e saída de dados do modelo. Desenvolvimento do fluxo de produção com base nas operações a serem realizadas no chão da fábrica. H3: Capacidade de desenvolver métodos baseados em códigos de programação computacional na linguagem do software para modelar o sistema produtivo para propor solução para os prováveis problemas a serem diagnosticados com o uso do modelo de simulação dos diferentes sistemas de produção: - Desenvolvimento de rotinas com o uso da programação computacional na linguagem SimTalk para entrada e saída de dados. Desenvolvimento do fluxo de produção com base nas operações a serem realizadas no chão da fábrica. H4: Compreender sistemicamente o processo de construção dos modelos de simulação computacional de modo a integrar os recursos inerentes à operação dos sistemas produtivos: - Balanceamento de linha, Mapeamento de Fluxo de Valor e Templates de software, assim como projeto de layout e configuração de parâmetros de processo. A disciplina prevê visitas técnicas de forma a complementar a formação do estudante.
Azzolini, W. J., Azzolini, F. G. P., Mundim, L. R., Porto, A. J. V., Amani, H. J. S. (2023) Shipyard facility layout optimization through the implementation of a sequential structure of algorithms [Internet]. Heliyon. 1-50. [citato 2023 Nov. 06] Available from: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e1671. Azzolini, W. J. and Azzolini, F. G. P. (2019) Evolutionary Algorithm for Optimization Regarding the Planning of Topological Facility in Layout of a Shipyard." IEEE Latin America Transactions 17: 1491–1500. Azzolini, W. J. Solution of restricted two-dimensional fabric cutting problem. Berlin: Schaltungsdienst Lange o. H. G., 2015, v.1. p.63. Azzolini, W. J.; Ferraz, F. J. Adquirindo Controle: Gestão da Capacidade e Prioridade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. Bangsow, S. Manufacturing Simulation with Plant Simulation and Sim Talk. Usage and Programming with Examples and Solutions. Springer-Verlag Berlin Heidelberg. 2010. ISBN 978-3-642-05073-2. DOI 10.1007/978-3-642-05074-9. Bangsow, S. Tecnomatix Plant Simulation. Simulation Modeling and Programming by Means of Examples. Springer-Verlag Berlin Heidelberg. 2015. ISBN 978-3-319-19502- 5 ISBN 978-3-319-19503-2 (eBook). DOI 10.1007/978-3-319-19503-2. Battissacco, B. C. Aplicação da simulação de eventos discretos para um estudo de caso sob a ótica da gestão da produção de células de manufatura. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2021. p. 272. Caçador, G. J. Procedimento Sistematizado para seleção de Projetos de Melhoria no Ambiente Industrial. Editora e Livraria Appris Ltda. 2023, v.1. p.98. Guerrini, F. M.; Azzolini, W. J.; Belhot, R. V. Planejamento e Controle da Produção - Modelagem e Implementação. Rio de Janeiro: Elsevier EditoraLtda., 2018, v.1. p.328. James G. Correli & Kevin Herbert. Gaining Control - Manging Capacity & Priorities, John Wiley. 2007. Manual - Software Plant Simultadion: Plant Simulation Advanced and Optimization Modeling Activity Guide. July 2016. MT46300 - version 13. MT46101-W-13. (Uso Restrito). Manual - Software Plant Simultadion: Plant Simulation Basics, Methods, and Strategies. Activity Guide. July 2016. MT46101 - version 13. (Uso restrito). Manual - Software VIP-PLANOPT 10. USER'S MANUAL (Uso Restrito). RAGSDALE, Cliff T., "Modelagem e Análise de Decisão", São Paulo, Cengage Learning, 2009. Sassi, C. R. R. O.; Azzolini, W. J. Capabilidade e processos na indústria farmacêutica (in press). Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda., 2016, v.1. p.167.